Assustador: vermes canibais e venenosos deixam jardineiros em pânico

Especialistas alertaram que tal espécie invasora representa não somente um risco para espécies nativas de minhocas, bem como para humanos.

vermes | Flickr/gailhampshire (Sob Licença Creative Commons)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com aspecto bem diferente, um verme esquisito e com cabeça de martelo provocou terror em jardineiros e agricultores europeus. Os especialistas alertaram que tal espécie invasora representa não somente um risco para espécies nativas de minhocas, bem como para humanos. E a dica é geralmente "matar, mas não tocar" caso encontre algum deles rastejando no chão.

Vale esclarecer que os vermes são do gênero Bipalium. "Verme" é apenas um nome genérico utilizado para descrever essas planárias venenosas, canibais e resistentes que merecem cuidado especial.

(Foto: Edukeralam/Wikimedia Commons)

Os cientistas não sabem exatamente a procedêcia deles se são nativas, todavia, já chegaram a ser identificadas como espécie invasora no Brasil e sul dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, na Europa, até o presente momento, não chegou a ser detectada presença o suficiente deles que possa ser caracterizada como uma invasão realmente perigosa.

Foto: (Reprodução/Mirror)

Tais animais se alimentam de minhocas e moluscos, não possuindo predadores, sendo que o controle da população é um tanto difícil na maioria dos ecossistemas. Como sendo planárias não serem os predadores mais desenvolvidos que existem, a Bipalium tem a capacidade de rastrear as presas e em seguda liberar enzinas que começam a digerir a caça.

Foto: (Edukeralam/Wikimedia Commons)

Tal fato seria somente um problema secundário da natureza se, no ano de 2014, não fosse descoberto que essas planárias têm uma neurotoxina bastante perigosa para humanos — e contam ainda com espécies de baiacu e alguns polvos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES