Asteroide não identificado passa raspando pelo planeta Terra

O objeto foi encoberto pelo sol

Asteroide | NASA/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com metade do país pedindo “vem, meteoro!”, a culpa de ninguém ter visto a aproximação do "2019 OK" foi do Sol: como o asteroide estava a caminho da Terra em uma trajetória alinhada à estrela, seu brilho tornou impossível que ele fosse detectado – pelo menos, até que ele aparecesse em cima de nós. A informação é do Mega Curioso.

Segundo a NASA, a gigantesca rocha de 130 metros de largura passou raspando na última quarta: 73 mil quilômetros é menos de um quinto da distância até a Lua. O objeto foi detectado por astrônomos amadores de Minas Gerais, que emitiram o alerta.

O 2019 OK não é o único a tirar o sono dos astrônomos: há uma pequena chance de outro, o Bennu, atingir a Terra em setembro de 2135. A NASA tem planos para parar o Bennu através de duas abordagens, e nenhuma delas é explodi-lo com uma bomba nuclear. "Isso dá um ótimo filme, mas o problema de se usar uma bomba nuclear é que ela pode ou não funcionar – mas, definitivamente, vai tornar o asteroide radioativo”, explicou o cientista-chefe da Royal Institution of Australia, o astrônomo Alan Duffy.

As duas estratégias envolvem mudar a trajetória do asteroide ao longo do tempo e para longe da Terra. Porém, para que seja possível fazer isso não apenas com esse mas com todos os que entrarem no caminho da Terra, é preciso, segundo Duffy, “abordagem global dedicada” à detecção de asteroides porque, “mais cedo ou mais tarde, haverá um com nosso nome. É só uma questão de ‘quando’, não de ‘se’.”

A missão de evitar que Bennu atinja a Terra foi iniciada em 2016, com o lançamento da  OSIRIS-REx (ou Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) pela NASA. O objetivo da nave é determinar as propriedades físicas e químicas do asteroide. Em 2023, a OSIRIS-REx deve estar de volta à Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES