Asteroide passa raspando a Terra e só detectado três dias depois

Asteróide tinha uma superfície muito escura, por isso não foi visto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Graças aos cinemas, muita gente aprendeu que, no caso de um asteroide ou meteoro passar perto da Terra, a humanidade sempre vai saber de sua chegada vários dias antes para se preparar como no clássico "Impacto Profundo". Infelizmente, quem já viu a NASA falar sobre o assunto sabe bem que algo assim ainda é um sonho distante; quem dirá então se defender contra a queda do objeto (e nem adianta pensar em mandar um grupo de mineradores para o espaço para tentar destruí-lo).

Prova disso veio com um caso que ocorreu recentemente. Segundo o site EarthSky, um asteroide “pequeno” passou raspando pela Terra no dia 20 de julho. E ninguém ficou sabendo até três dias depois, quando o 2017 001 (sim, esse é o nome do asteroide), foi detectado por um telescópio no Havaí, viajando a aproximadamente 37,3 mil km/h.

O motivo para ele ter seguido despercebido? Simples: ele tinha uma superfície muito escura, de forma que a luz não refletia nele – o que, por sua vez, o tornou difícil de identificar.

Potencial para causar estragos

Após estudarem o objeto, os cientistas concluíram que o asteroide tinha dimensões aproximadas de 25 x 78 metros, o que equivale a um avião Boeing 737. Em escala astronômica, isso é ridiculamente pequeno, mas basta notar que o meteoro que caiu na Rússia em 2013 causou uma explosão, destruiu janelas e feriu milhares de pessoas em Chelyabinsk mesmo tendo um terço desse tamanho, para você imaginar o potencial do estrago.

A boa notícia é que, apesar dos números, o 2017 001 não causou danos, passando a 123 mil quilômetros (aproximadamente um terço da distância da Lua). Mesmo assim, considerando novamente a escala astronômica, o asteroide “tirou fina” do nosso planeta. Fica uma mensagem um pouco preocupante para sempre estarmos preparados para tudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES