Asteroide “potencialmente perigoso” passará perto da Terra em março

A rocha espacial batizada de 231937 (2001 FO32) será o maior e mais rápido asteroide a passar pela terra em 2021.

asteroide | asteroide
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um asteroide tão largo quanto a Ponte Rio-Niterói e com 1 quilômetro de diâmetro deve passar próximo da Terra no dia 21 de março. Apesar de ser classificado como "potencialmente perigoso" pela Nasa, o risco de colisão com o nosso planeta é praticamente inexistente. A rocha espacial batizada de 231937 (2001 FO32) será o maior e mais rápido asteroide a passar pela terra em 2021. Mas por que o asteroide é considerado perigoso se não tem nenhum risco de colidir com a Terra?

É que, segundo o Centro Para Estudos de Objetos próximos à Terra, da Nasa, para ganhar o status de perigoso, é necessário que a órbita de um asteroide cruze com a da Terra com uma distância inferior a 7,5 milhões de quilômetros. Além disso, a rocha precisa ter um diâmetro superior a 140 metros. O novo "vizinho" do planeta Terra superou todos esses números. Se tudo ocorrer como o previsto pelos pesquisadores, ele vai passar a uma distância mínima de cerca de 2 milhões km "perto de nós".

Terra vista do espaço (Imagem: reprodução)

O 231937 (2001 FO32) foi detectado por telescópios de um programa do MIT Lincoln Laboratory, financiado pela Força Aérea dos EUA e pela Nasa, em 23 de março de 2001. Desde então, sua atividade tem sido monitorada pelos astrônomos, que usaram essas informações para calcular a órbita do asteroide e determinar a que distância a rocha espacial chegará da Terra. Ela deve passar "raspando" a quase 124 mil km/h.

Outros asteroides potencialmente perigosos Mesmo com a novidade no espaço, vale ressaltar que nenhum asteroide tem a potência ou proximidade necessárias para colidir com a Terra pelos próximos 100 anos. O maior risco está no asteroide batizado como (410777) 2009 FD, que tem uma chance de 0,2% de atingir o planeta em 2185. Antes disso, o asteroide 99942 Apophis, que ocupa o terceiro lugar na lista da Nasa de "objetos próximos da Terra" (NEOs) potencialmente perigosos, tem uma chance de 1 em 150 mil de colidir com nosso planeta, em 2068. Ele tem uma largura equivalente a três campos de futebol.

As chances são mínimas, mas, se um dia ele vier a cair na Terra, o impacto será 3.800 vezes mais poderoso do que a bomba de Hiroshima, liberando o equivalente a 1.150 megatons de TNT. Por isso, ele foi apelidado de "asteroide do juízo final". Se você pensa que ver asteroides passando raspando pela Terra é algo raro, está enganado. Muitos desses corpos celestes passam entre a Terra e a Lua com frequência. Seus fragmentos acabam entrando na atmosfera terrestre quase que diariamente em forma de meteoros. Uma vez que alguns pedaços de rochas tocam o solo, eles passam a ser chamados de meteoritos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES