Asteroide vai passar “muito perto” da terra nesse domingo

Asteroide vai passar “muito perto” da terra nesse domingo

Asteroide vai passar “muito perto” da terra nesse domingo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Um asteroide recém-descoberto do tamanho aproximado de uma casa passará relativamente perto da Terra neste domingo (7), aproximando-se dos satélites de comunicação que circundam o planeta, disseram cientistas.

A Nasa afirmou que o asteroide, conhecido como 2014 RC, não representa uma ameaça, embora em seu ponto de maior aproximação irá estar a cerca de um décimo da distância da lua, ou a cerca de 40 mil quilômetros da Terra. Os satélites de comunicação e meteorológicos geralmente ficam em órbita a cerca de 36 mil quilômetros acima do planeta.

"Embora este objeto celestial não pareça ameaçar a Terra nem os satélites, sua aproximação cria uma oportunidade única para os pesquisadores observarem e aprenderem mais sobre os asteroides", informou a Nasa em um comunicado divulgado na terça-feira.

Com um diâmetro aproximado de 18 metros, o asteróide 2014 RC estará tênue demais para ser visível a olho nu, mas astrônomos amadores podem conseguir um vislumbre seu enquanto passa voando, disse a agência espacial.

O 2014 RC tem um diâmetro um pouco menor que os 20 metros do asteroide que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, no ano passado. A onda de choque da explosão, que se estimou ter tido 30 vezes mais energia que a bomba atômica de Hiroshima, estraçalhou janelas e danificou edifícios. Mais de mil pessoas ficaram feridas pelos estilhaços de vidro e destroços.

No mesmo dia da explosão de Chelyabinsk, outro asteroide grande chegou a 27.630 quilômetros da Terra – ou seja, ele poderia ter atingido os satélites de comunicação e meteorológicos.

O mais recente visitante celestial ao planeta foi avistado em 31 de agosto pelo programa de monitoramento espacial Catalina Sky Survey, perto da cidade de Tucson, no Estado do Arizona, e confirmado na noite seguinte pelo telescópio Pan-STARRS 1 no Havaí.

O ponto máximo de aproximação do asteroide será sobre a Nova Zelândia as 15h18 (horário de Brasília) do domingo, disse a Nasa. Atualmente a Nasa acompanha mais de 11 mil asteróides em órbitas que passam relativamente perto da Terra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES