Astronauta é a primeira mulher a ir até o ponto mais fundo da Terra

O desafio faz parte de uma série de missões denominada de “Anel de Fogo” (Ring of Fire em inglês) comandadas pela empresa Caladan Oceanic.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma antiga astronauta da NASA entrou para a história ao mergulhar 11 quilômetros para se tornar a primeira mulher na história a chegar no ponto mais profundo conhecido no planeta. Durante o sábado (6), Kathy Sullivan foi até a região de Guam — ilha dos EUA localizada na Oceania —, onde encarou a chamada Depressão Challenger. As informações são do site Mega Curioso.

O desafio faz parte de uma série de missões denominada de "Anel de Fogo" (Ring of Fire em inglês) comandadas pela empresa Caladan Oceanic. Além de ser a primeira mulher e oitava pessoa a encarar as profundezas do oceano Pacífico, aos 68 anos de idade, Sullivan também foi a primeira mulher a caminhar no espaço em uma viagem da NASA no ano de 1984.

Reprodução

Kathy Sullivan entra para história

Em 1978, Sullivan fez parte de uma das primeiras equipes de astronautas da NASA a incluir mulheres. E antes disso ela já havia participado de uma das primeiras missões submarinas utilizadas para estudar o processo vulcânico responsável pela formação da crosta oceânica.

Além de astronauta, Sullivan também é uma oceanógrafa naval e geóloga aposentada. Durante o treinamento para a viagem à Depressão Challenger, a recordista recebeu um treinamento em robótica para conseguir operar uma garra mecânica capaz de recolher amostras do solo do oceano.

Em seu tempo na NASA, Sullivan orbitou a 615 quilômetros da Terra, ajudou na implantação do telescópio espacial Hubble e durante 3 horas e 29 minutos realizou uma demonstração de como funciona o reabastecimento de um satélite - o que lhe deu o recorde de primeira mulher a caminhar no espaço.

Reprodução

Expedição "Ring of Fire"

A série de expedições programadas pela Caladan Oceanic em 2020 tem como objetivo desbravar as regiões mais profundas do planeta e realizar pesquisas topológicas e ambientais no local. 

Ao longo de oito viagens — todas comandadas pelo piloto Victor Vescovo —, a equipe da Caladan pretende observar as fendas vulcânicas na região e identificar novas espécies de vida marinha.

Essa foi a terceira vez que Vescovo percorreu os 11 quilômetros da Depressão Challenger. O explorador norte-americano foi responsável por projetar e criar o design do submarino multimilionário "DSSV Pressure Drop", feito especialmente para suportar a pressão atmosférica mil vezes maior que no nível do mar.

Ainda em Junho, a expedição "Ring of Fire" deve transportar Kelly Walsh, filha do primeiro homem a alcançar o fundo da Depressão Challenger 60 anos atrás, Dan Walsh.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES