Atriz pode ficar presa 5 anos por usar vestido ‘sensual demais’

O conservadorismo faz parte da cultura e os valores morais do país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atriz egípcia Rania Youssef pode pegar cinco anos de prisão por ter aparecido usando um vestido com transparêncianas pernas e considerado ‘muito sensual’.

A jovem foi fotografada durante o Festival de Cinema do Cairo, na capital do Egito. Rania vai ser julgada a partir de 12 de janeiro por causa de denúncias feitas por um grupo de advogados, que acusam a atriz de “incitação à imoralidade” “promoção do vício”. Tudo porque ela mostrou suas pernas.

Rania Youssef tem apenas 44 anos. Durante a passagem pelo tapete vermelho foi alvo de olhares impressionados, sobretudo de homens. A atriz é mais uma vítima do conservadorismo (especialmente contra mulheres) que historicamente atinge o Egito. O país africano de maioria muçulmana ainda é refém de atributos do fundamentalismo islâmico.

Youssef se desculpou, reafirmando que respeita a cultura e os valores morais do Egito. “Eu não esperava esse tipo de reação. Se soubesse, não teria usado o vestido”, declarou por meio de nota.

Segundo o The New York Times, um dos promotores, o advogado Samir Sabry, esteve à frente de mais de 2.700 processos nos últimos 40 anos. Os principais alvos são atores, políticos e nomes da dança do ventre.

Em 2013, a Fundação Thompson-Reuters publicou um estudo que coloca o Egito como o pior país para mulheres. Assédio sexual, mutilações genitais e a violência de grupos islamitas conservadores após a Primavera Árabe são alguns dos agravantes.

Hypeness falou sobre o lançamento de um documentário mostrando a realidade de mulheres egípcias. O trabalho produzido por Tinne Van Loon e Collette Ghunim mostra todos os homens, sem exceção, olhando fixamente para as mulheres, como se fossem verdadeiros objetos sexuais, gerando a sensação de incômodo, constrangimento e vergonha em todas aquelas que passam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES