Autoescolas vão acabar no Brasil? Vídeo no TikTok viraliza com essa notícia

Uma postagem com 2,4 milhões de views espalha uma informação sobre projeto de lei; veja os detalhes

Auto Escola | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma fake news que se espalhou sobre o suposto fim das autoescolas no Brasil voltou a movimentar as redes sociais, desta vez, no TikTok. Essa informação se baseia no projeto de lei n° 6.485/2019, que tinha como proposta, desobrigar a frequência de alunos nas aulas teóricas e práticas do Centro de Formação de Condutores (CFC). Vários perfis compartilham a informação apontando que as autoescolas deixariam de existir no Brasil. Porém, essa iniciativa nunca esteve no PL n° 6.485, que é de autoria da ex-senadora Kátia Abreu (PP). No texto apenas é proposto a desobrigação da frequência no CFC e ainda a nova destinação dos recursos arrecadados com multas de trânsito. 

Dessa forma, uma pessoa que sabe dirigir e não tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderá pular as aulas e partir direto para as etapas de avaliação. Esse projeto foi arquivado pela secretaria legislativa do Senado no ano de 2022, ou seja, ela teve a sua tramitação interrompida na casa. E no site do Congresso Nacional, as demais fases para a aprovação do PL n° 6.485 aparecem como canceladas.

O vídeo que foi publicado pelo perfil ‘Na Boca do Povo’ do TikTok, conta com mais de 2,3 milhões de visualizações, fala ainda sobre uma possível gratuidade para a emissão da CNH, uma proposta que teria sido sugerida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação porém, não procede, é fake news.

Existem outros projetos de lei que são semelhantes e tramitam na Câmara dos Deputados. Como o caso dos PL 3781/2019, 2.606/2020, 4.474/2020 e 1202/2021. Todos pretendem tornar a contratação de uma autoescola como um elemento facultativo para a obtenção da CNH, porém, nenhum propõe o fim das CFCs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES