Avião da 2ª Guerra Mundial é encontrado abaixo de 91 metros de gelo

O avião desapareceu há exatos 70 anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 70 anos de seu desaparecimento, o avião P-38 foi encontrado na Groenlândia. O veículo que fazia parte de um esquadrão dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial foi descoberto abaixo de 91 metros de gelo na região.

O avião colaborava com a Operação Bolero, que levava aviões, pilotos, equipamentos e recursos para a invasão que os Aliados planejavam fazer na Europa então ocupada pelos nazistas.

O P-38 ia do território norte-americano ao britânico com bombas e soldados. Era julho de 1942 e a equipe viajava por uma rede secreta de bases aéreas conhecida como a Rota Bola de Neve, que contava com unidades em Newfoundland, na Groenlândia e na Islândia. 

O voo, no entanto, foi atrapalhado pela nevoa, que obrigou o P-38 e outros sete aviões a fazer pousos de emergência na superfície de uma geleira no sudoeste da Groenlândia. O piloto do veículo, o coronel Robert Wilson, e outros soldados que ficaram presos na região foram resgatados na época.

Em 2011, um drone que escaneava a área detectou indícios de um avião enterrado abaixo da geleira. Mas só em julho deste ano a nave foi identificada de fato a 91 metros de profundidade no gelo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES