Avião é forçado a pousar 'de lado' após forte ventania; vídeo

O temporal estava com ventos cruzados de 60 e 80 km/h.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você é daquelas pessoas que em boa parte de alguma viagem de avião, sente medo com as manobras da aeronave, ou até mesmo no pouso, sentirá um frio na barriga após assistir este vídeo. 

Segundo David Grossman, do site Popular Mechanics, o pouso de lado da aeronave aconteceu em Bristol, na Inglaterra, durante a tempestade Callum que castigou o Reino Unido com chuvaradas e ventos fortes recentemente.

A aeronave, um Boeing 757-200, com capacidade para transportar até 295 passageiros, além da tripulação, teve que pousar em meio a um temporal com ventos cruzados entre os 60 e 80 km/h.

Veja o vídeo:

Para isso, a comandante Brenda Riepsaame Wassink, da companhia aérea TUI Airways, empregou uma manobra conhecida na aviação como “De-Crab” ou “Crabbing”, lembrando que crab significa caranguejo em inglês. 

Essa técnica, que exige bastante conhecimento de voo e habilidade, envolve o piloto considerar o ângulo dos ventos e corrija a direção do avião de forma que ele voe em linha reta com relação ao plano da pista, mesmo que isso signifique posicionar a aeronave ligeiramente de lado até ela tocar o solo.

A dificuldade da manobra é que a correção da direção se apoia, basicamente, na tentativa e erro, e na experiência do piloto, até que o melhor ângulo para a aterrissagem seja encontrado. Entretanto, como você viu, Brenda parece ter tirado a coisa toda de letra e pousou (aparentemente) com tranquilidade na pista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES