“Avô olímpico” que foi a todas as Olimpíadas desde 1964 morre no Japão

Naotoshi Yamada tinha 92 anos e morreu por causas naturais. Segundo a família, ele dizia que os Jogos de 2020 no Japão seriam 'o auge da sua vida dedicada a torcer'.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O japonês Naotoshi Yamada, conhecido por ter assistido a todos os Jogos Olímpicos desde os realizados em Tóquio em 1964, morreu aos 92 anos, segundo confirmaram nesta segunda-feira (18) fontes próximas a sua família.

Apelidado de "avô olímpico" no Japão, Yamada assistiu às primeiras olimpíadas realizadas em Tóquio quando tinha 38 anos e depois se deslocou para todas as sedes. Ele teve 14 "participações" olímpicas.

Naotoshi Yamada em foto de outubro do ano passado — Foto: Reprodução/Toru Hanai/Reuters 

Yamada morreu em um hospital de Tóquio por causas naturais no último dia 9, disseram à Efe as fontes, que também destacaram que ele esperava poder participar dos próximos Jogos de Tóquio 2020. "Sempre dizia que Tóquio seria o auge da sua vida dedicada a torcer nas olimpíadas", afirmou a família de Yamada.

Sempre fantasiado com um chapéu dourado, um moletom da equipe olímpica japonesa e um leque decorado com a bandeira de seu país, Yamada costumava atrair a atenção das câmeras da imprensa japonesa e internacional em cada edição dos Jogos.

O "avô olímpico" esteve presente nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos em cidades tão diversas como Rio de Janeiro, Cidade do México, Munique, Seul, Barcelona, Sydney, Pequim e Moscou. Ele afirmava ser a única pessoa no mundo a ter participado tantas vezes.

Yamada fundou na década de 1960 uma empresa de fabricação de cordas, depois ampliou seus negócios para os setores hoteleiros e imobiliários. Ele deixa dois filhos e cinco netos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES