Baixa colesterol, emagrece e protege o cérebro: 10 benefícios da chia

E você, já começou a adicionar esta semente milagrosa às suas refeições?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chia é uma planta herbácea da família das lamiáceas, originária do México, já utilizada como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos.

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes vitais.

Entenda como consumir apenas 25 gramas por dia destas sementes pode fortalecer o seu organismo e sistema imunitário. Adicione-as a iogurtes, vitaminas, na sopa ou saladas e desfrute.

Benefícios da chia

1. Ajuda a emagrecer

Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-as numa espécie de gel que enche o estômago, o que consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.

2. Previne e controla o diabetes

Por conter fibras e aumentar o tempo de libertação da glicose, a chia contribui para a prevenção da diabetes tipo 2, evitando assim a resistência à insulina.

3. Previne doenças cardiovasculares

O consumo regular de chia previne infartos, derrames e hipertensão, devido a ser uma fonte rica de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

4. Regula o colesterol

De toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras são responsáveis por diminuir o colesterol mau (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicerídeos na corrente sanguínea.

5. Fonte de cálcio

A chia está repleta de cálcio, sendo assim uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral.

6. Efeito desintoxicante

Os antioxidantes que compõe a chia são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedirem a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

7. Protege o cérebro

Favorece as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente de chia com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

8. Pele e cabelos mais bonitos

Rica em vitamina A, este nutriente age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução do acne e prevenção da secura da pele. A semente também contém vitamina B2, importante para uma ótima saúde da pele, unhas e cabelo.

9. Efeito anticelulite

Muitos estudos têm relacionado o consumo desse de ômega-3 com a diminuição da inflamação cutânea mais comumente conhecida por celulite.

10. Fortalece a imunidade

Por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunitário, a chia é importante para reforçar as defesas, diminuindo assim a incidência de doenças como gripes, constipações e processos infecciosos. Adicionalmente, por ter nutrientes como o fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES