Baleia com mais de 10 metros é encontrada morta em praia de Florianópolis

Animal era uma fêmea juvenil e não foi possível identificar a causa da morte devido ao avançado estado de decomposição.

Avalie a matéria:
Baleia com mais de 10 metros é encontrada morta em praia de Florianópolis | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma baleia-jubarte com 10,68 metros de comprimento foi encontrada encalhada na noite de sábado (18) na Praia da Joaquina, em Florianópolis. A equipe da Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a necropsia e enterrou a carcaça do animal no domingo (19). 

Segundo a Associação R3 Animal, o animal era uma fêmea juvenil e não foi possível identificar a causa da morte devido ao avançado estado de decomposição.

Para enterrar a carcaça foi realizada uma operação envolvendo a equipe de técnicos da associação e a Polícia Militar Ambiental. A máquina retroescavadeira também foi cedida pela prefeitura.

Carcaça da baleia foi enterrada em praia de Florianópolis — Foto: Mariana Carvalho

Santa Catarina é o estado que mais registrou encalhes de baleias-jubartes em 2021, segundo o levantamento feito em todo o Brasil pelo Projeto Baleia Jubarte.

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzirem, e a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

Orientações ao encontrar um animal marinho debilitado:

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) 0800 642 3341;
  • mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • evite contato dos animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar;
  • evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES