Banho quente queima tantas calorias quanto uma caminhada

Você é daquelas pessoas que quer muito perder peso?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é daquelas pessoas que quer muito perder peso, mas sem fazer esforço? Então, vai adorar saber que pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, descobriram recentemente que tomar banho de banheira – não no chuveiro – durante uma hora queima a mesma quantidade de calorias que uma caminhada de uma hora.

A pesquisa indica que o aquecimento passivo – imersão em água quente ou sauna – é benéfico não só quando se trata de queimar calorias, mas pode ser fundamental para a saúde física e mental, principalmente para pessoas que não podem praticar exercício físico.

Durante o experimento, os cientistas testaram 14 homens em duas situações: se exercitando em uma bicicleta durante uma hora e em um banho de uma hora com a água a 40 graus Celsius. Pedalar queimou mais calorias, mas o banho quente queimou tantas calorias quanto uma caminhada de meia hora. Isso ocorre por causa do aumento da temperatura corporal causada pela água quente.

Os pesquisadores também mediram o nível de açúcar no sangue dos participantes 24 horas depois dos testes.

Surpreendentemente, descobriram que nos que tomaram banho de água quente o pico de açúcar ficou 10 vezes menor do que nos que pedalaram. “Nós também notamos mudanças na resposta inflamatória semelhante. A resposta anti-inflamatória ao exercício é importante, pois ajuda a nos proteger contra infecções e doenças, mas a inflamação crônica está associada a uma capacidade reduzida para combater as doenças. Isso sugere que o aquecimento passivo repetido pode contribuir para reduzir a inflamação crônica”, disse Steve Faulkner, que integrou a pesquisa, ao site The Conversation.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES