Bariátrica: número de cirurgias aumenta em 7% no Brasil

Balanço foi divulgado pel Sociedade de Cirurgia Bariátrica

Bariátrica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de brasileiros que buscaram uma cirurgia para emagrecer cresceu. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) divulgou nesta terça-feira (27) dados sobre o tipo de procedimento no Brasil. Em 2019 foram realizados 68.530 procedimentos, - 7% a mais do que em 2018 quando foram feitos 63.969 cirurgias. 

Crédito: divulgação.

Além disso, a entidade destacou a importância de ampliar acesso à cirurgia bariátrica pelo SUS e a cirurgia metabólica pelos planos de saúde. A cirurgia metabólica - tratamento regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) - está em consulta pública na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para obter a cobertura pelos planos de saúde. Os dados foram divulgados em entrevista coletiva para todo o Brasil. 

Números de cirurgias no país 

O total de cirurgias realizadas em 2019 - 68.530 procedimentos - representa 0,5% da população de portadores de obesidade grave, que atinge cerca de 13,6 milhões de pessoas - com indicação de tratamento cirúrgico. Na saúde pública, foram realizadas 12.568 cirurgias bariátricas no mesmo período. Um crescimento de 10,2% se comparado a 2018. Na saúde suplementar, por meio de planos de saúde, foram realizadas 52.699 cirurgias bariátricas, um crescimento de 6,4% se comparado a 2018. 

Já entre as cirurgias particulares, pagas integralmente pelos pacientes, o número foi de 3.263 procedimentos no Brasil. "O único tratamento comprovadamente eficaz a longo prazo para a obesidade e doenças associadas a ela como, por exemplo, o diabetes e a hipertensão, é praticamente inacessível para pessoas que dependem do sistema público e dos planos de saúde", explica o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas. 

Os números de cirurgias bariátricas por estado foram divulgados apenas com base no Sistema Único de Saúde (SUS) - que mantém seus dados públicos. Já a ANS ainda não divulgou o número de cirurgias realizadas por planos em cada estado do país. 

Piauí ainda não possui serviço de cirurgia bariátrica habilitado no SUS

No sul, foram 7.456 cirurgias no Paraná; 376 em Santa Catarina; e 434 no Rio Grande do Sul. Na região sudeste, São Paulo realizou 1.636 procedimentos; Rio de Janeiro 47; Espiríto Santo 656; e Minas Gerais 944. No Centro-Oeste foram realizadas 70 cirurgias no Mato Grosso do Sul; 300 em Goiás; nenhuma em Mato Grosso e 4 no Distrito Federal. Já no Nordeste foram 23 cirurgias na Bahia; 5 no Sergipe; 35 em Alagoas; 204 em Pernambuco; 61 na Paraíba; 89 no Rio Grande do Norte; 137 no Ceará; nenhuma no Piauí e 52 no Maranhão. Na região Norte foram 32 cirurgias no Tocantins e 10 no Acre. 

Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia e Piauí não possuem serviços de cirurgia bariátrica habilitados no SUS. Atualmente, o SUS conta com 85 serviços de assistência de alta complexidade à atenção ao Indivíduo com Obesidade em 22 estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES