Biscoito ou bolacha: afinal de contas, qual é o certo?

Claro que existe uma questão de regionalismo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Biscoito ou bolacha? Qual o termo que você e as pessoas da sua região usam para fazer referência àquele lanche caseiro ou industrializado, crocante, doce ou salgado; responsável por tanto bate-boca ao longo da história do Brasil?

Apesar de muita gente discutir com afinco sobre o porquê que se deve chamar essa comidinha polêmica de biscoito ou bolacha, a verdade é que ambos os termos estão corretos na língua portuguesa e também na legislação brasileira.

Aliás, segundo a Vigilância Sanitária – que é quem regula a produção desses alimentos em território nacional – considera os dois termos sinônimos. As duas palavras, segundo a agência, significam a mesma coisa quando o assunto é a forma que esse alimento é produzido hoje em dia no país (o porquê disso você confere um pouco mais abaixo, quando entrarmos na parte histórica do assunto).

Na lei, o órgão define biscoito ou bolacha como: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”.

E agora uma curiosidade a mais sobre o assunto: você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de biscoito ou bolacha no mundo? A informação é da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib).

Segundo o órgão, o produto está presente e, até 99,9% dos lares brasileiros.

Claro que existe uma questão de regionalismo no que diz respeito a reconhecer esse delicioso alimento sobre o qual debatemos como biscoito ou bolacha. Em partes das regiões Sudeste (exceto Minas Gerais, onde os dois termos são populares), Norte e Nordeste a comida é chamada de biscoito. Enquanto isso, na maioria dos estados do Norte, do Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal), do Sul e em São Paulo – o único lugar do Sudeste – biscoito é bolacha.

Mas, a briga pode ir muito mais longe. Há quem bata o pé sobre o alimento ser biscoito devido não só à forma que ele começou a ser feito, mas também pela ordem histórica que as palavras entraram na língua portuguesa.

Conforme matéria da Super Interessante, da Editora Abril, o registro histórico mais antigo já encontrado com referência ao termo “bolacha” data de 1543. No caso do “biscoito”, os registros são muito mais antigos, de 1317, ainda sob a grafia “bíscoyto”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES