Brasil tem seis abortos por dia de adolescentes de até 10 anos

País é um dos poucos do ocidente a criminalizar a prática

Estupro | Elza Fiúza/ Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a polêmica da menina de 10 anos que ficou grávida do tio após uma série de estupros no Espírito Santo, e o aborto concedido legalmente, o Brasil ficou na mira da militância internacional por ainda criminalizar a prática, sendo permitida apenas em casos de estupro.

No entanto, esta realidade que ganhou grande repercussão é cotidiana nas periferias do Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019 mostram que por dia, em média, acontecem seis internações aborto envolvendo meninas de 10 a 14 anos que engravidaram após estupro.

Infância derrotada. Crédito: Getty Images.

Só em 2020, foram 642 internações notificadas, com grande margem de subnotificações. A média anual é de 26 mil partos de mães entre 10 e 14 anos no Brasil. Desde 2008 foram registrados quase 32 mil abortos envolvendo garotas da mesma faixa de idade.

Deste número, 13,2 mil envolviam meninas pardas (66%) e 5,6 mil, de brancas (28%). Esses dados incluem abortos realizados por razões médicas, espontâneos e de outros tipos. Das 20 cidades com mais internações em números absolutos, todas são capitais, exceto Duque de Caxias (RJ), Feira de Santana (BA) e Campos de Goytacazes (RJ). Não há dados disponíveis sobre o sistema privado de saúde.

Estupros

Os números de estupros também são elevados. O levamento mostra que quatro meninas de até 13 anos são estupradas a cada hora no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES