Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Brasil tem seis abortos por dia de adolescentes de até 10 anos

País é um dos poucos do ocidente a criminalizar a prática

Compartilhe

Após a polêmica da menina de 10 anos que ficou grávida do tio após uma série de estupros no Espírito Santo, e o aborto concedido legalmente, o Brasil ficou na mira da militância internacional por ainda criminalizar a prática, sendo permitida apenas em casos de estupro.

No entanto, esta realidade que ganhou grande repercussão é cotidiana nas periferias do Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019 mostram que por dia, em média, acontecem seis internações aborto envolvendo meninas de 10 a 14 anos que engravidaram após estupro.

Infância derrotada. Crédito: Getty Images.

Só em 2020, foram 642 internações notificadas, com grande margem de subnotificações. A média anual é de 26 mil partos de mães entre 10 e 14 anos no Brasil. Desde 2008 foram registrados quase 32 mil abortos envolvendo garotas da mesma faixa de idade.

Deste número, 13,2 mil envolviam meninas pardas (66%) e 5,6 mil, de brancas (28%). Esses dados incluem abortos realizados por razões médicas, espontâneos e de outros tipos. Das 20 cidades com mais internações em números absolutos, todas são capitais, exceto Duque de Caxias (RJ), Feira de Santana (BA) e Campos de Goytacazes (RJ). Não há dados disponíveis sobre o sistema privado de saúde.

Estupros

Os números de estupros também são elevados. O levamento mostra que quatro meninas de até 13 anos são estupradas a cada hora no Brasil.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar