Brasileira é primeira mulher negra latina a chegar ao pico do Everest

Aretha Duarte alcançou neste domingo os 8.848m de altitude da montanha mais alta do mundo

Aretha Duarte alcançou o topo do Monte Everest | Gabriel Tarso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A montanhista brasileira Aretha Duarte alcançou o ponto mais alto do Monte Everest, cinco dias após começar a escalada. O feito aconteceu neste domingo (23) e a consagrou como a primeira mulher negra latino-americana a atingir o pico da montanha mais alta do mundo. Além dela, somente uma sul-africana e uma norte-americana chegaram ao topo.

Aretha atingiu os 8.848 metros de altitude, fazendo a escalada em quatro etapas. A atleta já iniciou o processo de descida  e a previsão é que ela chegue novamente ao Campo Base daqui a dois dias.

Aretha desembarcou na capital do Nepal, Kathmandu, no dia 2 de abril, um dia depois de partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Desde a chegada, ela passou ainda por três ciclos de aclimatação, com subidas progressivas aos campos mais altos. O último deles começou no início do mês de maio, duas semanas antes de enfim começar a subir até o pico.

Aretha Duarte chegou ao topo do Monte Evesrest neste domingo (23) | FOTO: Gabriel Tarso

Realização do sonho

Antes de escalar o Everest, brasileira, natural de Campinas (SP), já havia escalado cinco vezes o Monte Aconcágua, na Argentina, o mais alto das Américas, a quase 7 mil metros de altitude, e também já esteve em Venezuela, Bolívia, Equador, África e Rússia como guia de expedições.

Para tornar real o sonho de se tornar a primeira mulher negra brasileira a escalar o Everest, Aretha Duarte recolheu 130 toneladas de lixo reciclável das ruas, que a ajudaram a financiar parte dos quase R$ 400 mil - a atleta teve outras iniciativas como brechós, leilões on-line e vendas de camisetas sustentáveis, além de captar patrocinadores e apoiadores.

A preparação física de Aretha durou cerca de um ano para aguentar o ar rarefeito, temperaturas negativas e ventos de mais de 300 quilômetros por hora. O desafio requer disciplina e treinos intensos de resistência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES