Cabras escalam um paredão de 50 metros para poder comer

Os animais escalam para lamber o salitre e outros sais minerais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cabras alpinas na Itália escalam um paredão de 50 metros e quase 90º de inclinação (o que o torna praticamente vertical). A aposentada italiana Federica Grassi, 63 anos, registrou mostrou o que elas fazem na represa de Cingino, famosa por atrair escaladas inacreditáveis desses animais.

Os animais escalam para lamber o salitre e outros sais minerais que se acumulam nas pedras. Isso deixa espaço para elas colocarem seus casos e fazer a escalada.

Segundo biólogos, as cabras conseguem escalar devido a seus cascos incríveis e capacidade de equilíbrio representados pelos ouvidos internos muito avançados.

Mesmo que a inclinação seja quase vertical, as saliências nas pedras permitem que os animais encontrem formas de subirem.

Segundo um funcionário da represa disse para a aposentada, esses animais fazem isso "todos os dias".

"Mesmo com outras represas nos Alpes, essas cabras só sobem nessa. Tudo por causa dos sais minerais específicos presentes aqui", afirmou ele.

Essas cabras alpinas (ou íbex dos alpes) chegaram a ficar com risco de extinção por causa de conflitos e guerras na região, até meados do século 20, mas um programa de repovoamento para salvar a espécie pareceu dar resultado.

Agora elas se divertem subindo essa represa quase impossível e ainda comem os líquens que crescem entre as pedras.

Acredita-se que os líquens podem neutralizar substâncias tóxicas que as cabras possam ter comido. 

Segundo engenheiros locais, a forma como a represa foi construída facilita a escalada. Ela foi construída com encaixe antigo de pedras e isso deixa espaços para elas colocarem seus cascos e alcançarem o topo.

Em alguns casos, as escaladas podem envolver a fuga de predadores.A cabra alpina é considerada uma das melhores espécies escaladoras do mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES