Cães conseguem prever quando o dono está chegando em casa?

O animal sai logo correndo para receber o dono

Cães conseguem prever quando o dono está chegando em casa? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem tem cachorro em casa sabe que quando o dono está chegando de algum lugar, ele é o primeiro a saber. O animal sai logo correndo para receber o dono. Mas como os cães conseguem prever isso? Três coisas explicam: o olfato e audição bem desenvolvidos e o condicionamento do animal.

O olfato dos cães é bem mais refinado do que o dos seres humanos. Enquanto os seres humanos têm, em média, cinco milhões de células olfativas (receptoras de odores), algumas raças, como a dos farejadores, podem ter 220 milhões.

Os cães também possuem uma área do cérebro maior destinadas a perceber os cheiros. Cerca de 40 vezes maior do que o do homem.

Para entender melhor, veja esse exemplo: enquanto o ser humano consegue pelo cheiro perceber que há uma colher de açúcar em uma xícara de café, um cão consegue detectar a mesma quantidade diluída em duas piscinas olímpicas cheias.

Outro sentido que faz com que o cão saiba que o seu dono está chegando é a audição.

A audição dos cães é dez vezes mais sensível que a do ser humano. Ela tem capacidade de captar sons quatro vezes mais distantes e detectar a origem do som em apenas seis centésimos de segundo. Isso acontece porque os cães não possuem uma visão privilegiada.

Outro fator para o cão saber que a pessoa está chegando em casa, é o condicionamento animal. Ou seja, se uma pessoa costuma chegar sempre em um mesmo horário em casa, é natural que o cachorro identifique esse comportamento e passe a esperá-la. Eles não têm noção de tempo mas tudo o que é feito todo dia acaba virando um condicionamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES