Cafeteria especial onde todos funcionários têm Síndrome de Down

Os funcionários que são extremamente dedicados e estão muito felizes com essa experiência

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes de tudo, precisamos perguntar: Você sabe o que é Síndrome de Down? Bom, se a resposta for não, aqui vai uma explicação rapidinha. Ela é uma alteração genética que ocorre devido à presença de três cromossomos 21 em todas ou grande parte das células dos seus portadores. Assim, quem possui a síndrome têm 47 cromossomos, ao invés de 46. Ela é extremamente comum e sua incidência é de um a cada 700 nascimentos.

Com o objetivo de trazer uma maior inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, Giorgio Sinestri e Delfino Andrade, criadores da Educare Desenvolvimento Humano, tiveram a ideia genial de criar a Cafeteria Especial. Inaugurada em dezembro na cidade de Blumenau, ela conta com seis funcionarios portadores da síndrome e traz uma proposta de inclusão social em seus diversos aspectos. Além das receitas típicas da região, versões vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose são servidas e o cardápio está disponível também em braille.

Na cafeteria já aconteceram vários eventos com grupos de deficientes físicos, pessoas cegas e com surdez. As projeções para o primeiro trimestre de 2019 são muito positivas, e o plano principal é adaptar o ambiente para ter uma acessibilidade ainda maior. Ao que parece, a comunidade realmente abraçou a causa e sente que o lugar é acolhedor e realmente inclusivo. Para tornar o projeto ainda mais inspirador, parte dos lucros mensais são revertidos para a Associação Sorrir para Down e para a Apae Blumenau - que são parceiras da cafeteria.

Antes da inauguração, em setembro de 2017, os simpáticos funcionários tiveram que treinar (isso mesmo, a coisa é séria!). Desde então acontecem dois encontros por mês. Com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina, são ministradas aulas de relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, comunicação e culinária.

Em 2019, começaram cursos de manipulação de alimentos, barista, libras e matemática financeira. Esses últimos têm o objetivo de auxiliar no uso do salário que eles recebem - e, claro, eles têm carteira assinada. Os estudos também promovem o aprimoramento profissional e o desenvolvimento pessoal dos funcionários que são extremamente dedicados e estão muito felizes com essa experiência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES