Caju: 5 benefícios dessa poderosa fruta para a saúde

O caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caju é rico em diversas substâncias, ele proporciona ao organismo uma potente proteção que vai de pequenos problemas como gripes e febres aos mais complexos como o câncer.

Ela é vistosa, macia, suculenta e, acima de tudo, saudável! Uma das frutas símbolo da tropicalidade brasileira, o caju – muito consumido através de seu tradicional suco - carrega um verdadeiro arsenal de nutrientes para a nossa vida! Rico em diversas substâncias essenciais ao corpo, ele proporciona ao organismo uma potente proteção que vai de problemas mais simples como gripes e febres aos mais complexos como o câncer.

Por isso, o caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta, seja ela de perda de peso e/ou emagrecimento, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney- e até mesmo, acompanhando drinques. A nutricionista Liliam Teixeira nos apresenta cinco benefícios essenciais do consumo de caju para a nossa vida.

1 – Fortalece sistema imunológico, sangue e ossos: A vitamina C é uma de suas riquezas. Segundo a Dra. Liliam, sua composição é, em média, cinco vezes maior do que na laranja, o que dá reforço significante ao sistema imunológico. "O caju amarelo é o mais rico em vitamina C, tendo em torno de 220 mg por unidade", revela a especialista.

Além da vitamina c, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, a fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança. E, para completar, o caju e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

2 – Protege o coração: O teor de gordura do caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas. As castanhas de caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

3 – Previne e combate o câncer: O caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: "Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico", destaca Liliam.

De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o "estresse oxidativo" e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

4 – Deixa Pele e Cabelo mais jovens e bonitos: O caju é rico no mineral cobre, que faz parte de muitas enzimas como a tirosinase, que converte a tirosina em melanina, o pigmento que dá ao cabelo e à pele a sua cor. Sem o cobre, essas enzimas não conseguiriam fazer seu trabalho e a pele e cabelo perderiam o viço.

Os antioxidantes contidos no caju ajudam proteger as células do envelhecimento provocado pelos radicais livres, mantendo a aparência como um todo jovem por mais tempo.

5 – Dá mais disposição: Para atletas de exercícios de resistência, o caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física. O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES