Calopsitas também têm medo dos fogos de artifício; saiba lidar

Veterinária explica que as aves são muito sensíveis aos sons, por isso os fogos de artifício podem causar pânico e acidentes

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fogos de artifício são um assunto polêmico em datas comemorativas, principalmente no Ano Novo. Muitos animais entram em desespero com o barulho estrondoso, e não são só os cães que sofrem com eles, as calopsitas também podem ficar estressadas e sofrer acidentes.

“Assim como a maioria das aves, calopsitas possuem a audição bastante apurada”, explica a veterinária Juliana Pajosse. “Em época em que os fogos são mais comuns, o ideal é tirar os animais das gaiolas e mantê-los em locais fechados e protegidos”, continua.

Escolha um quarto ou um cômodo que a ave goste de ficar, de preferência que abafe o som. Mantenha portas e janelas fechadas para evitar que o animal se assuste e tente fugir. “Mantê-los em gaiolas pode fazer com que eles sem machuquem de forma bastante grave”, alerta a veterinária.

Outra dica da profissional é colocar sons que a ave goste de ouvir, como músicas ou até programas de televisão. “Isso ajuda a disfarçar o barulho dos fogos de artifício”, completa. Mesmo assim, fique sempre de olho no pet para evitar acidentes e fugas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES