Calor subterrâneo está derretendo a “Geleira do Juízo Final”, diz estudo

Geleira Thwaites, na Antártida, fica sobre uma região onde a crosta terrestre tem espessura de 17 a 25 quilômetros, absorvendo mais o calor do manto superior da Terra, segundo estudo

geleira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O derretimento da geleira Thwaites, na Antártida Ocidental, pode se agravar ainda mais. Pesquisadores alemães e britânicos revelam que, além das mudanças climáticas, o calor no interior da Terra provavelmente tem afetado, por milhões de anos, o comportamento da massa de gelo também conhecida como “Geleira do Juízo Final”.

Desde a década de 1980, Thwaites perdeu cerca de 595 bilhões de toneladas (540 bilhões de toneladas métricas) de gelo, contribuindo sozinho com 4% para o aumento anual do nível do mar global durante esse tempo. 

Derretimento da "Geleira do Juízo Final" é  uma ameaça aos seres humanos (Foto: reprodução)

A taxa de perda de gelo da geleira acelerou substancialmente nas últimas três décadas, em parte devido aos rios ocultos de água do mar comparativamente quente cortando a parte inferior da geleira, bem como às mudanças climáticas não mitigadas que aquecem o ar e o oceano.

Publicada no último dia 18 de agosto no periódico Communications Earth & Environment, a pesquisa lembra que a geleira está localizada sobre uma trincheira tectônica, onde a crosta terrestre é significativamente mais fina do que na Antártida Oriental. Enquanto na região leste a espessura da crosta é de aproximadamente 40 quilômetros, a porção oeste do território gelado tem blocos de crostas bem mais finos.

Geleira do Juízo Final está derretendo de forma acelerada (Foto: reprodução)

"Nossas medições mostram que onde a crosta terrestre tem apenas de 17 a 25 quilômetros de espessura, o fluxo de calor geotérmico de até 150 miliwatts por metro quadrado pode ocorrer sob a geleira Thwaites", explica Ricarda Dziadek, geofísica do Instituto Alfred Wegener (AWI), na Alemanha, em comunicado.

Já era antiga a hipótese de que em regiões de crosta mais fina deve haver maior absorção do calor do manto superior da Terra. Agora, os cientistas resolveram mapear o fluxo de calor a partir do cálculo da distância entre crosta e manto em vários pontos da Antártida.

Eles não conseguiram cravar a temperatura exata do gelo quando ele está no fundo do mar, mas acreditam que o aquecimento dessa área é prejudicial para a geleira Thwaites. "Grandes quantidades de calor geotérmico podem, por exemplo, levar o fundo da geleira a não congelar completamente ou a uma camada constante de água se formando em sua superfície", afirma Karsten Gohl, também geólogo da AWI.

Ambas as condições poderiam facilitar o deslizamento de gelo sobre o solo. Em breve, os especialistas poderão descobrir quão precisa é a avaliação de fluxo de calor feita ao longo da Antártida Ocidental, incluindo métodos como a perfuração de núcleos de gelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES