Caneta de feltro salvou missão do homem na Lua

Armstrong foi o primeiro a pisar na superfície da Lua

Caneta de feltro salvou missão do homem na Lua | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A famosa espaçonave Apollo 11 ficou conhecida por levar três astronautas a Lua em 21 de julho de 1969. Dos três astronautas presentes na missão, Armstrong foi o primeiro a pisar na superfície lunar, seis horas depois, às 2h56 do dia seguinte. Aldrin se juntou a ele 20 minutos depois.

Michael Collins, pilotou a nave principal sozinho na órbita da Lua, até Armstrong e Aldrin voltarem para a viagem de volta.

A Apollo tinha três partes: um módulo de comando com uma cabine para os três astronautas, que foi a única parte que voltou à Terra; um módulo de serviço, que dava apoio ao módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar para pousar na Lua.

Qualquer erro poderia ser fatal. E os astronautas passaram por um problema que quase leva a missão ao fracasso.

Após coletarem material para levarem para Terra. Armstrong e Aldrin estavam esperando Collins, que estava no modulo de comando. Mas Aldrin percebeu que um objeto estranho no chão poderia levar o fim da missão. O que o astronauta encontrou foi a manopla de um disjuntor essencial, que ligava o foguete para tirá-los da superfície.

Se não conseguissem acionar aquele disjuntor, o módulo não iria a lugar nenhum. As horas passavam e nada acontecia. Foi então que Aldrin notou que poderia tentar encaixar alguma coisa no disjuntor para fazê-lo funcionar. Porém, não poderia ser qualquer coisa de metal.

Aldrin então alcançou uma caneta marcadora em seu bolso no ombro - aquelas com ponta de feltro. Ele então enganchou a ponta da caneta sem tinta no lugar do interruptor quebrado e o disjuntor foi acionado. Às 17h35, o módulo lunar se acoplou ao módulo de comando na órbita da Lua e espaçonave voltou para Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES