Cavalo-do-cão é o inseto com picada mais dolorosa do mundo; saiba o porquê

Mesndo sendo assustador, as pessoas não precisam ficar assustadas com possíveis ataques do inseto, isso porque as aranhas são, geralmente, o grande alvo deles

vespa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eles podem ser conhecidos como marimbondo-cavalo, cavalo-do-cão ou marimbondo caçador. Com apelidos nada simpáticos, as pessoas se referem ao inseto, principalmente por ter a picada mais dolorosa do mundo. Para ter uma ideia, a ferroada desse tipo de vespa pertencente a família Pompilidae, do gênero Pepsis, chega a atingir o grau 4 Escala Schmidt, que mede a intensidade das picadas

Sendo assim, o mais alto quando o assunto é intensidade de dor. Mesndo sendo assustador, as pessoas não precisam ficar assustadas com possíveis ataques do inseto, isso porque as aranhas são, geralmente, o grande alvo deles.

Para quem não sabe, o marimbondo-cavalo é uma espécie de vespa típica em diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte. Vale lembrar que, além dessa espécie, o gênero Pepsis tem ainda mais de 250 tipos diferentes de insetos.

Picada deste inseto tem a dor mais intensa do mundo. (Foto: Divulgação)

O tamanho deste inseto pode chegar a aproximadamente 5 cm de comprimento, tendo patas que funcionam como um gancho na hora de prender a vítima. Em seus ataques,  ele usa o ferrão de quase 1 cm, praticamente todo cravado no corpo de sua presa.

Leia Mais

Como outros invertebrados, o corpo deste inseto é dividido em cabeça, tórax e abdômen, tendo ainda um exoesqueleto rígido, pares de patas, asas e antenas. A estrutura de seu corpo é similar a de um besouro ou uma abelha, por exemplo.

O entomologista Justin Schmidt desenvolveu a Escala Schmidt para medir a intensidade de dor causada pela picada de alguns insetos, sendo que os níveis variam de 1, para a ferroada menos dolorosa, e vai até 4, considerado o mais alto nível de agonia.

Para esclarecer melhor com base nessa escala, o cavalo-do-cão chegou a alcançar o grau 4. Após a picada, a dor é imediata e intensa, chegando a paralisar um ser humano adulto por 3 a 5 minutos. Se levar em conta que a ferroada de uma abelha está categorizada no grau mínimo, dá pra imaginar o quanto é dolorosa a picada deste inseto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES