Cerveja com chocolate: um mundo de combinações para bons apreciadores

Por incrível que pareça, chocolate e cerveja têm muitas similaridades que a gente não enxerga, já na etapa de produção. Não é por acaso que esse match gastronômico tem a química perfeita!

cerveja | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Idolatrado em todo o mundo e sempre lembrado nos dias de inverno, um bom chocolate nunca fica de fora das listas de compras dos dias mais frios. Assim como fondue, vinhos e cerveja. Cerveja?! Sim! Pois se engana quem pensa que cerveja não combina com chocolate e com inverno.

Então se você é louco por chocolates e também é cervejeiro, aprenda sobre essa surpreendente combinação com as dicas do nosso Expert José Padilha e aproveite para desmistificar algumas frases que você mesmo já deve ter repetido por aí. Vamos lá?

Cerveja de chocolate combina com bolo de chocolate. (Foto: Reprodução)

Similaridades entre cerveja e chocolate

Por incrível que pareça, chocolate e cerveja têm muitas similaridades que a gente não enxerga, já na etapa de produção. Não é por acaso que esse match gastronômico tem a química perfeita!

Cor

Assim como na cerveja, a tonalidade da bebida depende da tosta do malte. Da mesma forma acontece com o chocolate e sua matéria-prima, o cacau.

Dentro do cacau, existem castanhas e a manteiga. As castanhas (sementes) são mais claras antes de fermentarem. Elas só ficam com a cor amarronzada depois que a mistura fermenta. Antes de fermentar a cor é mais clara, marfim. Falando nisso, assim como a cerveja, o chocolate também fermenta. Sabia disso? O processo de fermentação envolve diversas bactérias e leveduras, e são elas as responsável pelo conhecido gosto do chocolate.

Fermentação

Esse processo dura de 5 a 7 dias, e vai gradativamente aumentando a temperatura. A fermentação por si só gera calor e vai também mudando a cor do chocolate, que vai ficando mais amarronzado. Igualmente ao processo da fabricação da cerveja, o chocolate também é tostado, vai para a secagem e torrefação. O processo se parece também com o de produção de café!

No caso da cerveja, o malte é moído. No chocolate, as sementes do cacau que são aquecidas, descascadas e trituradas e viram nibs, que têm um sabor amargo.

Cervejas e chocolate: combinam muito mais do que você possa imaginar. (Foto: Reprodução)

Até então, o produto obtido não é considerado chocolate. Só se torna oficialmente o chocolate que a gente conhece quando são adicionados manteiga, leite e açúcar.

Processamento

É no processamento do chocolate na fábrica que o estilo ideal de chocolate será criado, a partir das proporções ideiais de mistura entre o liquor do cacau (algo como o mosto, comprando com a fabricação de cervejas) e os demais ingredientes. Igualzinho ao acréscimento dos lúpulos na bebida. Chocolate e cerveja são mais alma gêmea do que parece.

Resumindo, os processos de fabricação do chocolate são:

  • Na fazenda: colheita do cacau; retirada das sementes; fermentação e secagem
  • Na fábrica: Torrefação; Descascamento; Moagem; Prensagem
  • Processamento do chocolate: mistura; refino; conchagem; temperagem e moldagem.

Qual a temperatura ideal para consumir a cerveja?

A temperatura ideal para o consumo da cerveja de inverno é relativamente gelada, mas não o gelado da cerveja leve e refrescante de verão. Dependendo da cerveja, do teor alcoólico e sabores, você tem até mesmo temperaturas de consumo recomendadas para cada caso.

A Pilsen, por exemplo, pede uma temperatura mais baixa, entre 2º e 4ºC. Abaixo disso, uma caneca zero grau, por exemplo, não é recomendada, pois abaixo de 3,5ºC, as papilas gustativas não sentem muito bem o sabor, pois ficam anestesiadas.

Cervejas de inverno Zona Sul. (Foto: Fernando Mafra)

Se a cerveja tiver maior teor alcoólico e amargor, pode servir de 5º a 8º C – IPAs mais amargas e cervejas de trigo, por exemplo.

As mais encorpadas e intensas, por sua vez, podem ser servidas de 12º a 14ºC – são as cervejas muito mais intensas, mais ácidas, com teor alcoólico muito alto.

Existem cervejas de inverno com até 12% de teor alcoólico, de torrefação alta, parecendo um licor. Excelente para consumir a 10º a 12ºC. Um exemplo é a Wäls Petroleum.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES