Chá de hibisco emagrece? E o verde? Tire 5 dúvidas sobre chás

Seja para emagrecer, dormir ou “limpar” o organismo, o chá já virou comum no dia a dia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seja para emagrecer, dormir ou "limpar" o organismo, o chá já virou comum no dia a dia de algumas pessoas e há quem não dispense a bebida. E quem nunca ouviu a mãe falando para tomar um chá de camomila antes de dormir ou consumir aquele chá verde para emagrecer, certo?

E de fato, os chás podem ser grandes aliados da hidratação e as fontes consultados pela UOL VivaBem indicam de uma a quatro xícaras ao dia.

Mas será que diante de tantas recomendações, essas bebidas realmente possuem todos esses efeitos? Como ainda há muita dúvida sobre os resultados, abaixo explicamos os mitos e verdades sobre os chás mais conhecidos.

Vale lembrar que a bebida, segundo os especialistas, é funcional e não medicamentosa. Por isso é importante consumir de forma responsável e evitar excessos.

Chá de hibisco ajuda no emagrecimento?

A bebida se popularizou rapidamente e ganhou destaque pelo seu efeito diurético --que ajuda na diminuição da retenção de líquidos --, e principalmente por ser rico em flavonoides e antocianinas, substâncias que favorecem a perda de peso. Porém, apenas consumir chá de hibisco --assim como qualquer outro alimento com propriedades aliadas do emagrecimento -- não implica em perda de peso significativa se isso não for feito em conjunto com uma alimentação saudável e prática de exercícios.

Há ainda quem questione se ele realmente atrapalha na fertilidade. Sobre isso, de fato ele possui substâncias que inibem a atividade do estrógeno e da progesterona. Mas não existem evidências científicas fortes o suficiente para afirmar categoricamente que elas teriam algum efeito na fertilidade da mulher. Além disso, seria necessário ingerir diariamente quantidades muito grandes da bebida (de 4 a 5 litros) para causar algum dano ao sistema reprodutor e isso só aconteceria em longo prazo.

Chá verde acelera metabolismo e reduz a barriga?

Apesar de ter um efeito termogênico, a quantidade de substâncias com essa propriedade contidas no chá verde é considerada muito pequena para que a pessoa chegue a ter o metabolismo acelerado e barriga sequinha. Segundo os especialistas, a perda de peso só é observada diante de mudanças alimentares.

Chá-mate ou chá preto em excesso prejudica o sono?

Por serem ricas em cafeína, as bebidas pode prejudicar a qualidade do sono, principalmente se consumido à noite, antes de dormir. No entanto, essa regra não se aplica para todas as pessoas. Depende muito da sensibilidade de cada indivíduo à cafeína e da quantidade ingerida diariamente.

Chá de erva-cidreira melhora gases?

Normalmente, bebidas de cores claras são eficientes na digestão. A erva-cidreira tem ação antiespasmódica, ou seja, reduz a intensidade da movimentação da musculatura do trato gastrointestinal, ajudando na diminuição de gases e desconforto abdominal.

Chá de camomila melhora sono?

A camomila possui uma substância chamada apigenina, flavonoide responsável por exercer um efeito ansiolítico, reduzindo a ansiedade e auxiliando na indução do sono. Por isso é indicado o consumo desse tipo de chá perto do horário de dormir. Mas vale um alerta que indivíduos que sofrem com insônia grave não terão um real efeito consumindo a bebida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES