Chegou o verão e os gelados dão arrepio nos dentes?

Causas da sensibilidade dentária podem ser tratadas

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É na época mais quente do ano que o “frio nos dentes” aparece para muitas pessoas, principalmente quando acontece a ingestão de alimentos e bebidas geladas.

O desgaste dental e a hipersensibilidade dentinária atinge pacientes de todas as idades, inclusive a atriz Kéfera Buchmann, que colocou lentes de contato nos dentes inferiores para protegê-los e melhorar a sensibilidade que tinha.

“No caso da Kéfera, a sensibilidade dentária ocorreu porque o esmalte protetor do dente provavelmente se tornou mais fino, porém pode acontecer quando a gengiva retrai expondo a superfície subjacente, chamada de dentina, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz, ingestão frequente de alimentos ácidos, doenças gastroesofágicas, hábitos equivocados de higiene oral, características da saliva, desajuste oclusal, hábitos parafuncionais, entre outros”, explica o especialista cirurgião dentista Willian Ortega.

Segundo o especialista há diversas formas de prevenir a sensibilidade dentária com simples hábitos de higiene bucal e dieta alimentar. “Escovação dentária diária com escova de cerdas macias, utilização do fio dental e enxaguantes bucais, dieta de baixos ácidos e visita periódica ao dentista são fundamentais para a prevenção”, alerta Ortega.

Mas se mesmo assim o “frio” bater nos dentes, o tratamento pode ser feito com laserterapia, restaurações com resina, lentes de contato e nos casos de retração da gengiva, cirurgia para colocá-la de volta no lugar. “Após qualquer procedimento vale lembrar que o paciente deve usar escovas que facilitam uma higienização bucal mais delicada, usar fio dental diariamente além de enxaguante bucal com flúor, pois a substância reforça os prismas que integram o esmalte impermeabilizando os dentes”, explica o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES