Chorar faz bem? Conheça seis razões para não segurar as lágrimas

O ato de chorar tem uma série de benefícios para o nosso corpo e a nossa mente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já deve estar cansado de ouvir que chorar é um sinal de fraqueza, que não resolve nada e, pior ainda, que é “coisa de mulher”, como se nós fôssemos emocionalmente instáveis e incapazes de resolver um problema.

Caso você escute isso de alguém, saiba que essa pessoa está muito desinformada. Em primeiro lugar, chorar não tem nada a ver com ser homem ou mulher, mas sim com a característica humana que nos faz sentir emoções. Além disso, o ato de chorar tem uma série de benefícios para o nosso corpo e a nossa mente.

Talvez não seja muito produtivo ir às lágrimas durante uma reunião no trabalho; porém, caso você tenha que dar uma fugidinha para o banheiro para aliviar suas emoções ou precise desabafar com uma colega de confiança, saiba que chorar tem sim suas vantagens. Conheça algumas delas:

1. É uma forma de aliviar a tensão do sistema nervoso

Depois da crise de choro, ocorre um efeito de relaxamento no sistema nervoso. Isso diminui a frequência dos batimentos cardíacos, que estava elevada antes devido à tensão, faz a respiração voltar ao ritmo normal e reduz a contração involuntária dos músculos. Em consequência, seu corpo todo relaxa, aliviando o estado de ansiedade em que você estava.

2. Recupera a função digestiva

Quando ficam muito nervosas, algumas pessoas têm a sensação de que vão vomitar a qualquer momento, não conseguem comer nada por longas horas ou têm crises de diarreia – isso sem falar em quem sente tudo isso ao mesmo tempo. Se você sofre com esses problemas, saiba que chorar ajuda nosso corpo a retomar o processo de digestão, aliviando esses sintomas.

3. Mostra que você precisa de ajuda

Muitas vezes, queremos passar a imagem de que somos autossuficientes e conseguimos resolver tudo sozinhas. O problema é que nem sempre isso é verdade. Assim, ao chorar, você demonstra que precisa de ajuda e permite que as pessoas que realmente gostam de você percebam essa necessidade. E fique tranquila, isso não é um sinal de fraqueza

4. Faz bem para a saúde

Situações de muita tristeza ou nervosismo fazem aumentar os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Quando está muito elevado, esse hormônio é prejudicial para as nossas defesas, deixando o corpo mais sujeito a doenças como resfriados e faringites. 

O lado bom de quando essas situações nos fazem chorar é que as lágrimas carregam consigo parte desse hormônio que está em excesso e também algumas toxinas acumuladas durante o período de tensão. Com isso, elas fazem uma limpeza no organismo e protegem o sistema imunológico.

5. Faz as pessoas se sentirem mais confortáveis perto de você

Pessoas que te virem chorando vão entender que, para você, demonstrar sentimentos não é nenhum sinal de fraqueza. Elas vão saber que você é uma pessoa mais receptiva e vão se sentir mais confortáveis em procurar você quando estiverem enfrentando algum problema.

6. Chorar ajuda sim

Quem diz que “chorar não ajuda em nada” está se esquecendo de um detalhe importante: ao liberar as lágrimas, estamos estimulando a produção das endorfinas, hormônios capazes de aliviar a dor e promover uma sensação de bem-estar. 

Talvez chorar não faça diferença no problema em si; contudo, ao aliviar um pouco suas emoções, você certamente ficará com os pensamentos mais tranquilos para encontrar uma saída. Portanto, se você sentir vontade, não tenha medo de chorar – somente os corajosos, que não têm medo de si mesmos, podem fazer isso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES