Chuva de meteoros Lirídeos: saiba como observá-la nesta quarta (22)

Esta é a primeira chuva de meteoros intensa no Hemisfério Sul este ano. Confira qual é o melhor horário e as principais dicas para acompanhar o fenômeno

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os anos, no mês de abril, o céu noturno fica um pouco mais colorido. É por causa da chuva de meteoros Líridas, um fenômeno causado pela poeira do Cometa Thatcher (C/1861 G1) entrando em nossa atmosfera. Como a chuva acontece na direção da constelação de Lyra, recebeu o nome em sua homenagem. As informações são da revista Super Interessante.

Este ano, o fenômeno acontece entre 14 e 30 de abril, começando de noite e indo até o amanhecer, com o pico sendo previsto para a madrugada desta quarta-feira (22). Nesse período mais intenso, são esperados entre 10 e 20 meteoros por hora, dependendo do local, com uma média de 18 meteoros por hora. Para observá-los, basta disposição de ficar acordado: não é necessário nenhum tipo de equipamento especial.

O fenômeno é mais bem visto do Hemisfério Norte. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada em relação ao resto do País – nelas, serão observáveis até 16 meteoros por hora, contra apenas 7 na região Sul. Todo o Brasil, porém, poderá acompanhar o espetáculo astronômico: basta ficar em um quintal, uma varanda ou em um lugar que dê uma boa visão do céu aberto. Quanto mais escuro o ambiente, melhor. E não precisa nem falar que quem mora no campo terá uma experiência melhor do que quem mora em cidades, devido à poluição atmosférica e luminosa.

Reprodução

Este ano também conta com um fator especial: a Lua estará brilhando muito pouco, quase em fase nova, o que facilita a observação a olho nu dos meteoros luminosos.

O evento pode ser observado a partir das 22:50h de hoje (21). Para quem não tem disposição de passar a madrugada toda observando o céu, fica a dica: o melhor é acordar por volta das 2h, entre hoje e amanhã, quando a atividade dos meteoros estará maior, e ficar até pouco antes do amanhecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES