Ciência mostra como cozinhar o ovo perfeito

Cozinhar um ovo bem feito parece ser uma tarefa fácil, mas não é

Ciência mostra como cozinhar o ovo perfeito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cozinhar um ovo parece ser uma tarefa fácil, mas é comum comer ovos com claras borrachudas, gemas extremamente duras e sem sabor, e, claro, cascas que levam embora grande parte de seu ovo. Se isso acontece com você, é porque não está cozinhando o alimento de maneira correta.

Especialistas da culinária contam que o ovo possui uma bipolaridade. Isso acontece na hora do cozimento, já que os ovos não são compactos e inteiros, eles são formados por duas composições diferentes: Clara e gema.

Ainda de acordo com os especialistas as duas partes cozinham em temperaturas diferentes. A temperatura certa da clara é de 82°C. Já a gema cozinha até 77 °C.

Outro problema é quando se deixa o ovo cozinhar demais. O enxofre da clara e o ferro da gema começam a reagir, e juntos liberam sulfeto ferroso, que transformam o amarelo das gemas em um verde profundo e feio, especialmente ao redor, na divisa com a clara; e que é bastante perigoso à saúde.

Em grande quantidade, essa substância pode matar uma pessoa asfixiada, como muitas vezes acontece com mineradores em trabalho.

Porém, como podemos cozinhar o ovo de maneira correta? Segundo Lopez-Alt, é preciso esperar a água borbulhar e colocar os ovos para cozinhar durante 30 segundos apenas. Em seguida, você precisa desligar o fogo e adicionar gelo para baixar a temperatura da água lentamente, permitindo que o ovo cozinhe devagar e atinja a consistência correta. Isso acontece depois de 11 minutos a cerca de 87°C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES