Cientistas criam enzima que ‘desintegra’ plástico em menos de 24h

A enzina é capaz de destruir o PET (polietileno tereftalato), que é onipresente nas embalagens de alimentos e bebidas.

lixo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grande descoberta está sendo comemorada por cientistas norte-americanos. Isso porque eles desenvolveram uma enzima capaz de comer plástico e tal descobrta pode eliminar bilhões de toneladas de resíduos de aterros sanitários por todo o mundo. Vale informar, ainda, que em alguns casos, os plásticos chgam a ser decompostos em menos de 24 horas.

A enzina foi desenvolvida por engenheiros e cientistas da Universidade do Texas em Austin, sendo capaz de destruir o PET (polietileno tereftalato), que é onipresente nas embalagens de alimentos e bebidas, bem como produtos têxteis e encontradas nas fibras de tapetes de poliéster.

Para os pesquisadores, tal descoberta traz um fio de esperança para que seja possível resolver a poluição global. Isso quer dizer que as grandes indústrias teriam capacidade de recuperar e poder reutilizar produtos em nível molecular.

Nova enzima pode ajudar a resolver o problema da grande quantidade de resíduos que prejudicam a natureza e a água. (Foto: Reprodução)

Leia Mais

A descoberta foi publicada na Nature e pode ajudar a resolver um dos problemas ambientais mais gritantes do mundo, ou seja, o que pode ser feito com os resíduos plásticos acumulados nos aterros sanitários e que chegam a poluir a água e terra?

Vale esclarecer que a enzima tem o poder de acelarar a reciclagem em larga escala, permitindo, assim, que as principais indústrias podssam reduzir seu impacto ambiental através da recuperação e reutilização do plásticos em nível molecular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES