Cientistas criam robô capaz de sentir dor para ensinar empatia

Tecnologia desenvolvido em universidade japonesa usa receptores de estímulos externos para treinar sistemas de inteligência artificial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, criaram um robô capaz de sentir dor e aflição para ensinar empatia a sistema de inteligência artificial. Através de sensores que funcionam de forma similar ao sistema nervoso humano, o robô passa a sentir e a reagir a estímulos exteriores, como choques. O sistema foi apresentado com aparência de uma criança que recebeu o nome de Affetto. As informações são do R7.Reprodução Youtube/Hisashi Ishihara

É possível ver as reações do robô quando o pesquisador aperta o botão que dá choques. As expressões, porém, ainda são muito robóticas e mecânicas. Ao ver a cena, é possível lembrar das primeiras versões dos replicantes em Blade Runner, e assim como o filme, a tecnologia deve se tornar mais realista.

Minoru Asada, presidente da associação de robôs do Japão, afirma que a semelhança com o filme é grande e que seria possível, no futuro, criar senso de moralidade e empatia para as máquinas.

O time de desenvolvimento pretende usar a nova tecnologia para criar assistentes pessoais para idosos, visto que a população jovem do país segue decrescente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES