Cientistas da África do Sul criam tijolo ecológico criado com urina

A urina foi coletada em banheiros do campus da faculdade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você pode achar essa criação científica nojenta, mas o tijolo feito de urina vai ajudar e muito na preservação do meio ambiente. A invenção foi desenvolvida por estudantes da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Os benefícios são enormes. A produção de um tijolo normal requer um processo que inclui queimá-lo a 1.400 ºC, o que libera grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Para o processo, a urina foi coletada em banheiros do campus de engenharia da faculdade. Na sequência, os estudantes juntaram o xixi com areia e bactérias. Ao ser exposta a reações químicas disparadas pelas bactérias, foi possível obter o carbonato de cálcio (CaCO3), ingrediente principal de rochas como o calcário. O cheiro desaparece em até 48 horas. 

“Nesse exemplo, pega-se algo considerado um desperdício e faz vários produtos a partir dele. Você pode usar o mesmo processo para qualquer fluxo de resíduos. É sobre repensar as coisas” ao tabloide britânico The Guardian Dyllon Randall, professor sênior em engenharia de qualidade da água da Universidade da Cidade do Cabo e supervisor do projeto.

O processo desenvolvido por alunos da Universidade da Cidade do Cabo é parecido com a criação dos corais marinhos. Diferente dos métodos convencionais, com o ‘mijolo’, a temperatura é ambiente. O objeto leva de quatro a seis dias para ficar pronto.

Um único bloco precisa de 25 e 30 litros de urina para ser produzido. Uma média de 100 idas ao banheiro. Prático e não agride o meio ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES