Cientistas desenvolvem um sorvete que derrete mais lentamente

Eles garantem que a inserção da substância não afeta o sabor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores das universidades de Edimburgo e Dundee Ter, ambas no Reino Unido, disseram ter descoberto uma proteína capaz de fazer com que o sorvete fique consistente por mais tempo.

Conhecida como BslA (na sigla em inglês), a proteína faz parte de alguns alimentos naturalmente e age pela adesão a gotículas de gordura e bolhas de ar, tornando a mistura mais estável. Os pesquisadores disseram ter desenvolvido um método de produção dessa proteína através das chamadas bactérias "amigáveis", que têm impactos positivos sobre a saúde.

E, se você é fã da sobremesa, pode ficar tranquilo: os cientistas já adiantaram que a inserção da substância não afeta o sabor do sorvete.

“Estamos entusiasmados com o potencial do novo ingrediente para melhorar o sorvete, tanto para os consumidores quanto para os fabricantes”, disse à “BBC” o professor Cait MacPhee, da Universidade de Escola de Física e Astronomia de Edimburgo, que liderou o projeto.

Segundo os pesquisadores, as vantagens da descoberta podem ir além. É o caso de permitir que sorvete e outros produtos congelados sejam fabricados com baixos níveis de gordura saturada, o que significa menos calorias. Os caminhões de entrega e congeladores de armazenamento também não teriam a necessidade de ser tão frios, reduzindo os custos de energia.

Porém, se a notícia soa boa demais para ser verdade, os pesquisadores estimam que o sorvete feito com o ingrediente ainda não estará disponível comercialmente nos próximos três a cinco anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES