Cientistas estão perto de criar o anticoncepcional masculino

Cientistas deram doses dos inibidores para os ratinhos e funcionou

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há tempos, cientistas buscam a criação da pílula anticoncepcional masculina. Agora, pesquisadores japoneses chegaram bem mais perto de encontrar a fórmula da pílula, graças a uma ajuda de camundongos de laboratório.

Os pesquisadores da Universidade de Osaka descobriram que é possível bloquear uma proteína do esperma de ratos e deixá-los temporariamente inférteis. A proteína em questão se chama calcineurina, e foi bloqueada pela ação de dois inibidores químicos. Os cientistas deram doses dos inibidores para os ratinhos. Mais ou menos cinco dias depois, os camundongos copularam com fêmeas - e nenhuma delas ficou grávida. Depois de uma semana sem os inibidores da calcineurina no organismo, os camundongos voltaram a ficar férteis.

A parte mais animadora da pesquisa é que, como os camundongos, os humanos machos também têm essa proteína no esperma.Tudo indica que os inibidores funcionarão do mesmo jeito com eles. Inclusive, os inibidores químicos usados no estudo são até bem fáceis de encontrar, porque fazem parte da composição de remédios próprios para humanos, como os que ajudam a evitar a rejeição no corpo que recebeu um órgão por transplante.

A pílula masculina propriamente dita ainda precisa ser desenvolvida com as dosagens certas e regulamentada. O estudo também não leva em conta os possíveis riscos e efeitos colaterais do uso do remédio no organismo masculino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES