Cientistas mostram rara aparição de \“polvo Dumbo\” de 60cm

O animal exibiu suas habilidades em vídeo gravado a 3,6 mil metros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fundo do mar revela surpresas incríveis: cientistas que exploravam a Baía de Monterey, no estado norte-americano da Califórnia, encontraram uma rara espécie de molusco marinho que é apelidado de "polvo Dumbo". Com longas barbatanas que parecem grandes orelhas e aspecto fantasmagórico, o animal exibiu suas habilidades de nado em um vídeo gravado a mais de 3,6 mil metros de profundidade.

O registro só foi possível de ser feito por conta das câmeras presentes em veículos não-tripulados que foram lançados pelo navio EV Nautilus, embarcação que reúne pesquisadores especialistas em vida marinha — desde 2008, o navio realiza explorações com o auxílio dos pequenos submarinos controlados de maneira remota. 

As imagens, gravadas em alta qualidade, exibem o "polvo Dumbo" em detalhes: de acordo com os cientistas, o animal que pertence ao gênero Grimpoteuthis possui 60 centímetros de comprimento. 

O registro do "polvo Dumbo" foi realizado nesta semana e divulgado em um vídeo no canal do projeto EVNautilus: de acordo com os responsáveis pelo projeto, o veículo não-tripulado batizado de Hércules foi o responsável pela exploração da área da Baía de Monterey.

"Esse primeiro mergulho explorou um afloramento rochoso completamente inexplorado a sudeste do monte submarino, uma região conhecida como um oásis nas profundezas com vastos campos de corais e esponjas", afirmou o comunicado do EVNautilus. A região costeira da Califórnia possui um dos maiores cânios submersos do planeta, com extensa vida marinha. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES