Cobra sucuri engravida de si mesma e dá à luz filhotes saudáveis

O caso ocorreu na última quinta-feira, 23, nos Estados Unidos

Sucuri | New England Aquarium / Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma sucuri verde deu à luz dois filhotes saudáveis sem nunca antes ter cruzado. O caso ocorreu na última quinta-feira, 23, no Aquário de New England, nos Estados Unidos, e despertou a atenção dos biólogos. A informação é do Estadão.

Esse tipo de reprodução se chama partenogênese e é comum entre plantas e insetos. No entanto, é raro entre os vertebrados e os bebês são expulsos do útero da mãe já mortos na maioria das vezes.

Foto: New England Aquarium / Divulgação 

De acordo com o aquário, o nascimento não-sexual foi documentado em um número limitado de lagartos, tubarões, pássaros e cobras até hoje. Além disso, esse é o segundo caso conhecido entre as sucuris verdes no mundo, já que três nasceram em um zoológico do Reino Unido em 2014.

A serpente que deu à luz se chama Anna, tem oito anos, pesa 13,6 quilos e mede cerca de três metros. Ela apareceu grávida em janeiro deste ano sem a presença de machos, o que levou os biólogos a reavaliarem o sexo das cobras do aquário. Semanas depois, os pesquisadores confirmaram o caso de partenogênese.

O aquário New England afirma em comunicado que quer que os filhotes sejam manuseados por pessoas desde já, pois isso facilitará a realização de exames e procedimentos quando eles ficarem maiores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES