Cobra “zumbificada”por fungos nos EUA é sacrificada; foto!

Atitudes estranhas do animal são resultados de uma infestação fúngica, de acordo com os especialistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para os fãs de bizarrices científicas, 2019 está sendo um ano e tanto: após a cobra com três olhos e o caramujo "zumbi", especialistas da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram a "serpente-múmia".

De acordo com os especialistas, esse animal foi vítima de um fungo da espécie Ophidiomyces ophiodiicola. Como explicou a agência ambiental California Department of Fish and Wildlife em comunicado, quando a serpente foi infectada pelo microrganismo, ela passou a ter um comportamento bizarro.

A cobra-real californiana (Lampropeltis californiae) foi encontrada extremamente magra, com descamações na pele e entorpecida, em um local aberto e desprotegido, no qual estava vulnerável. Como o animal estava sofrendo, as autoridades optaram por sacrificá-lo, já que a doença não tem cura.

Foto: California Department of Fish and Wildlife

Segundo o comunicado publicado pelos especialistas, esta não é a primeira vez que uma "serpente-múmia" é observada no país. Além da Califórnia, outros 22 estados norte-americanos notificaram casos parecidos, tal como em alguns países da Europa.

Agora, a preocupação do governo é impedir que outros animais não sejam infectados. Apesar de não atingir humanos, esse fungo se propaga pelo toque. Sendo assim, se alguém entrar em contato com uma cobra infectada e depois encostar em outra serpente, por exemplo, a doença pode ser transmitida. Segundo as autoridades, a recomendação é avisar as autoridades da região assim que um animal com comportamento estranho for observado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES