Comer pão pode provocar danos cerebrais graves, alertam médicos

Ingerir pão e massa pode ser prejudicial para o cérebro de algumas pessoas

pao | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reação má ao glúten pode causar tonturas, deixar os indivíduos mais apáticos e desatentos, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Mail on Sunday. A condição chama-se ataxia doglúten e ocorre quando o sistema imunológico reage negativamente ao glúten, que está presente em alimentos como o pão, massa, cereais e até cerveja - atacando partes do cérebro.

Nos casos mais sérios, alguns pacientes podem experienciar sintomas semelhantes à incidência de um acidente vascular cerebral (AVC), como por exemplo ter dificuldade para falar ou caminhar, incluindo paralisia. Sendo que se não for tratada a condição pode causar danos cerebrais permanentes.

O The Mail on Sunday mostrou o caso de Lorraine de South Yorks, na Inglaterra, que disse à publicação que pensou que estava "perto de enlouquecer". Os sintomas da mulher de 65 anos evoluíram de tal modo que a dado momento chegou a usar muletas para se movimentar.

De início confusos, os médicos não conseguiam entender o que se passava de errado com Lorraine, tendo em conta que a condição é muitas vezes confundida com outras. "Quando fui pela primeira vez ao médico em 2008, disseram-me que era a menopausa", disse Lorraine.

"Fui encaminhada para um neurologista, que realizou testes para um possível AVC, mas os resultados estavam normais".

Só mais tarde e à medida que a saúde da mulher se deteriorava é que a mesma foi referida ao professorMarios HadjivassiliounoAtaxia Centre, emShefflied, que conseguiu finalmente diagnosticá-la e prescrever-lhe um tratamento simples - uma dieta sem glúten.

Infelizmente, a fala de Lorraine permanece arrastada e assim ficará por toda a sua vida, segundo os médicos. A condição pouco conhecida está intimamente ligada à doença celíaca,com pacientes 16 vezes mais propensos a desenvolver ataxia doglúten. Pensa-se que as duas condições sejam provocadas pelo mesmo defeito genético.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES