Comer sementes de tomate faz mal à saúde? verdade ou mito?

Conheça os mitos e verdades sobre este fruto e as suas sementes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Altamente cultivado e consumido no mundo inteiro, o tomate possui apenas 21 calorias a cada 100 gramas e contém vitaminas A, B1, B2, B6 e C, além de folatos, potássio, ferro, magnésio e fósforo.

O tomate é, ainda, um dos alimentos mais ricos em licopeno, substância antioxidante e anticancerígena que impede a oxidação das células da próstata e impede a ação prejudicial dos radicais livres.

Mas você já ouviu falar que a semente de tomates faz mal para os rins? Será que isto é mesmo verdade?

Sementes de tomate não fazem mal para os rins

Algumas pessoas, quando “filtram” o sangue, acumulam cristais que se depositam e ficam grandes, formando as “pedras” nos rins, que doem bastante. Mas a semente de tomate não produz os cristais. Trata-se de um mito.

As sementes de tomate também não aumentam as chances de desenvolver doenças renais, mas, se você já tem pedras de oxalato de cálcio nos rins, o recomendado é retirar as sementes do tomate antes de comer o fruto.

Mitos e verdades sobre as sementes de tomate

Sementes de tomate pioram a crise de diverticulite

VERDADE. As sementes de tomate pioram a crise de diverticulite, mas não aumentam os riscos de ter o problema ou de iniciar uma nova crise. Assim sendo, as sementes podem ser consumidas tranquilamente quando a doença estiver controlada.

Sementes de tomate ajudam a afinar o sangue

VERDADE. O gel que recobre as sementes de tomate auxilia na prevenção de coágulos no interior dos vasos sanguíneos, protegendo o organismo de problemas como infarto e AVC.

Além disso, o tomate também ajuda a prevenir o colesterol alto e doenças cardíacas.

Sementes de tomate são proibidas na gota

MITO. As sementes do tomate podem ser consumidas pelos indivíduos que têm gota, pois o fruto contém pouca quantidade de purina, substância que participa na formação do ácido úrico.

Sementes de tomate fazem mal para o pâncreas e a vesícula

MITO. O tomate e as suas sementes contribuem para a boa saúde do pâncreas e da vesícula, pois auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo e na eliminação de toxinas.

Tomate protege contra o câncer de próstata

VERDADE. O tomate é importante para prevenir diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer, como o de próstata e de cólon, devido a substâncias antioxidantes como o licopeno e a vitamina C.

Tomate tem muito agrotóxico

VERDADE. O fruto está entre os 10 alimentos com maior concentração de agrotóxicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES