Como a lua se formou? Cientistas finalmente solucionaram problema da hipótese do impacto gigante

Finalmente, um novo estudo, realizado por uma equipe internacional de cientistas - que inclui Mastrobuono-Battisti - oferece uma forma de explicar esse problema.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cientistas há muito acreditam que a lua se formou a partir de detritos quando um objeto do tamanho de Marte colidiu com a Terra há 4,5 bilhões de anos. Mas há um problema muito grande com a conhecida hipótese do impacto gigante.

Se a lua, de fato, se formou a partir da colisão entre a Terra e um outro objeto, por que a lua tem uma composição química mais próxima somente do nosso planeta? Não deveria conter restos químicos distintos do outro objeto também?

"Em termos de composição, a Terra e a lua são quase gêmeas, suas composições diferem, no máximo, de algumas poucas partes de um total de um milhão", disse a Dra. Alessandra Mastrobuono-Battisti, astrofísica do Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa, ao site Space.com. "Esta contradição tem lançado uma longa sombra sobre o modelo do impacto gigante."

Finalmente, um novo estudo, realizado por uma equipe internacional de cientistas - que inclui Mastrobuono-Battisti - oferece uma forma de explicar esse problema.

Anteriormente, os cientistas acreditavam que a probabilidade de que a Terra e seu objeto de impacto tivessem composições semelhantes era de apenas cerca de 1 por cento. Mas novas pesquisas aumentaram essas chances para 20 a 40 por cento.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados das simulações feitas em computador de 40 sistemas solares artificiais para examinar como, muitas vezes, os planetas são semelhantes aos grandes objetos que os atingem, relatou a Revista Smithsonian Magazine.

No fim eles descobriram que já que muitos planetas e seus objetos de impacto formam distâncias semelhantes do sol, eles tinham composições semelhantes - similares o suficiente para dar conta das semelhanças encontradas entre a Terra e a Lua.

"Em média, os objetos de impacto são mais semelhantes aos planetas onde causam o impacto, em comparação com planetas diferentes no mesmo sistema ", disse Mastrobuono-Battisti ao Discovery News. "Nosso estudo foi o primeiro a examinar esta questão, agora explorando isso com um grande volume de dados e uma ampla gama de modelos."

O estudo foi publicado online na Revista Nature em 09 de abril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES