Como os bebês enxergam no primeiro ano de vida?

Primeira etapa da vida tem visão em preto e branco

| Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma curiosidade que muitos têm é o que se passa na cabeça de um bebê. Mas e o que se passa sob os olhos? Qual o  olhar de um recém-nascido? Pesquisadores chegaram ao que parece ser uma série de frammes da cabecinha dos pequenos novos seres humanos.

Em seu primeiro ano de vida, assim como todo seu corpo em desenvolvimento, a visão do bebê passa por diversas transformações. O que muita gente não sabe é que mesmo antes de nascerem, os fetos já conseguem diferenciar entre a luz e a escuridão.

Ao nascerem, eles usam essa compreensão "primitiva" do contraste para criar linhas e formas. No começo, durante algumas semanas, tudo fica em preto e branco. Isso devido aos nervos ainda estarem desorganizados e desconectados. Somente após cerca de dois meses, é que eles veem a sua primeira cor: o vermelho.

Isso só é possível depois que o bebê recebeu repetidas estimulações de todos os cinco sentidos, que acabaram por forçar seus pequenos cérebros a construírem conexões. Apesar de ser algo muito "simples" de compreender, muitos de nós têm a curiosidade de saber como de fato é a visão de um bebê, e o quanto ela vai mudando ao longo do primeiro ano de vida.

E foi pensando nisso que Angunawela criou a série de imagens que você confere logo abaixo. "O desenvolvimento da visão é algo muito complexo e um recém-nascido precisa desenvolver a habilidade de entender e enxergar o mundo ao seu redor", explicou o oftalmologista.

"O córtex visual do cérebro ocupa quase um terço de todo o cérebro e começa a aprender a processar a enxurrada de informações visuais que encontra desde o momento em que seu bebê abre os olhos pela primeira vez", informa.

Quando adultos podemos apreciar tons de cores como os tons pasteis, diferentes tons de preto e texturas diversas. Porém, para os bebês, isso não acontece. Devido a pouca ou nenhuma conexão entre seus receptores cerebrais, os bebês somente enxergam as cores fortes que contrastam com o ambiente e acabam se destacando.

Leva cerca de três meses para que os cérebros dos recém-nascidos façam essas conexões e comecem a entender as cores em um nível bem básico.

"Inicialmente, os olhos de uma criança podem parecer estranhos, devido à falta de coordenação, mas isso se estabiliza muito rapidamente e, em três meses, eles devem ser capazes de discernir os rostos de mamãe e papai com mais clareza. Isso pode coincidir com o primeiro sorriso, já que a coordenação muscular facial também desenvolve ritmo", disse Anugawela.

Uma criança antes dos quatro meses de vida mal consegue enxergar a 10 centímetros de distância. A coordenação entre as mãos e olhos ocorre nesse período da vida dos bebês. Quando começam a engatinhar, por volta dos 9 meses, a coordenação mão-olho começa a melhorar e assim eles conseguem agarrar as coisas propositalmente, ao invés de acidentalmente como antes.

Conforme eles vão crescendo, tanto a visão, quanto o senso de profundidade continuam a se desenvolver e, aos dois anos de idade, a visão do bebê está quase totalmente desenvolvida. "Isso coincide com o aumento do interesse e exploração do mundo ao seu redor", explicou o médico.

Acompanhe a sequência temporal da visão dos bebês:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES