Como sistema de alerta de roubo de carro pode ajudar a achar crianças

Dados de crianças desaparecidas no Brasil são incertos.

| Divulgação/PRF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Jair Bolsonaro estuda usar um sistema de alerta para achar carros roubados como modelo de uma ferramenta para localizar crianças desaparecidas.

Ventilada por Damares Alves, ministra da pasta das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), a ideia pode trazer agilidade à investigação de sumiços ainda que abra a possibilidade para ocorrerem muitos "trotes", avaliam especialistas de segurança. A Polícia Rodoviária Federal, criadora da ferramenta que serve como modelo para o projeto, aponta ainda uma possível dificuldade: integração com outras instituições de segurança pública. 

Damares falou sobre o projeto em uma postagem publicada no Twitter nesta terça-feira (2):

“Gente, olha que absurdo. Temos um sistema que localiza carros roubados, mas nenhum que se dedique a encontrar crianças desaparecidas. Já conversei com a PRF para utilizarmos essa tecnologia em prol da vida e da família”. 

Crédito: Divulgação/PRF

Ela se referia ao Sinal (Sistema Nacional de Alerta), criado pela PRF no fim de 2017. A ferramenta funciona assim: caso você tenha tido algum veículo roubado ou furtado, basta abrir o site do Sinal no seu computador ou celular, inserir informações do automóvel (placa, cor e marca/modelo). É preciso ainda fornecer dados pessoais, como nome, telefone, número de documento, email e endereço. E também descrever minimamente o que ocorreu (furto, roubo, sequestrou ou apropriação indébita?), em que local ocorreu e em que condições. 

Não é preciso, no entanto, ter em mãos um boletim de ocorrência, ou seja, o fato não precisa ser comunicado à Polícia Civil para que a PRF comece a agir. E o que ela faz? É isso que fez os olhos de Damares brilharem: assim que um carro roubado é cadastrado no Sinal, todos os agentes da PRF que estejam em um raio de 100 km a partir do local do incidente recebem em aviso. Eles recebem uma notificação no smartphone com os dados do veículo.

Dados de crianças desaparecidas no Brasil são incertos. No Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, mantido pelo governo, há apenas 64 casos inseridos. Números do Fórum Brasileiro de Segurança, no entanto, mostram que o problema é bem maior. Em seu Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o fórum mostra, sem discriminar a idade, que 82.684 pessoas desapareceram em 2017 (último dado disponível). Esse volume de gente foi 1,1% maior que o registrado no ano anterior. No mesmo ano, foram localizadas 53.525 pessoas, 90% a mais do que em 2016. 

Contatado pela reportagem, o MDH informou que o Sinal, da PRF, servirá apenas de modelo. O ministério não detalhou, mas isso pode querer dizer que, em vez de placa e modelo, alguém que acesse a ferramenta "caça desaparecido" tenha que informar características físicas da criança, como cor do cabelo, dos olhos, idade, altura, como estava vestida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES