Confira a primeira imagem de Marte do robô Perseverance

O veículo de seis rodas pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali

nasa | nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem novidade no chão de Marte: o robô Perseverance, da agência espacial Nasa, aterrissou com sucesso na superfície do planeta vermelho nesta quinta-feira (18/02), depois de sete meses de viagem e quase 480 milhões de km percorridos.

O veículo de seis rodas pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali. O objetivo é buscar possíveis evidências de vida passada no planeta, como indícios de compostos orgânicos, contendo carbono, e comunidades microbianas fossilizadas.

Foto de Marte (Fonte: Nasa)

Parte do material encontrado deverá voltar à Terra para futuras pesquisas.

A equipe de controle da missão, baseada na Califórnia (EUA), festejou a notícia da aterrissagem às 20h55 GMT (17h55 em Brasília) — mas dessa vez sem cumprimentos e abraços, por conta da pandemia de coronavírus. Separados por telas de acrílico, os engenheiros comemoraram com uma salva de palmas.

Pouco depois, chegou a primeira imagem do solo marciano enviada pelo Perseverance — que tem o maior número de câmeras em uma missão interplanetária já documentado. O robô tem 19 câmeras em seu corpo, e a nave que o conduziu na aterrissagem levava outras quatro.

Os controladores vão continuar monitorando muito de perto o Perseverance nas próximas semanas, de forma a garantir que nenhum de seus sistemas foi danificado na difícil chegada ao planeta vermelho.

Pousar em Marte nunca é facil, e embora a Nasa tenha se especializado nisso ao longo dos anos, a equipe do Perseverance adotou um tom de cautela antes do sucesso do pouso ser confirmado.

A nave que conduziu o Perseverance adentrou a atmosfera marciana a uma velocidade de 19.500 km/h. Em sete minutos, na arriscada e quente descida ao solo, essa velocidade foi reduzida a zero.

Esse é o segundo robô de uma tonelada levado a Marte pela agência espacial americana.

O primeiro, o Curiosity, pousou em uma outra cratera em 2012. Ele testou tecnologias de descida inovadoras, algumas delas aproveitadas agora pelo Perseverance, que tem o tamanho de um carro e é equipado com câmeras, um helicóptero e microfones. O Curiosity também confirmou que existiram condições de vida em Marte.

Cientistas acreditam que a cratera Jezero era, há 3,5 bilhões de anos, um lago alimentado por um rio que depositou sedimentos. A aposta da Nasa é que possa haver ali móleculas orgânicas ou outros sinais de vida microbiana ainda preservados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES