Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Confira cinco sintomas atípicos de um infarto: atenção no inverno!

Para cada doença, existe um conjunto de sinais e sintomas mais comuns e que normalmente se repetem na maioria dos casos.

Slide 3 de 8
Compartilhe

Sintomas atípicos

Quando uma pessoa descreve os sintomas de sua doença, ela está retratando determinados aspectos que permitem, graças à trivialidade dos mesmos, um diagnóstico objetivo e a imediata implementação de medidas terapêuticas. Porém, da mesma forma que existem variações e assimetrias na estrutura e função dos órgãos, os sintomas podem retratar uma determinada doença de forma completamente atípica.

Sintomas atípicos são muito perigosos, nem tanto pela sua intensidade ou localização, mas sobretudo pelo maior risco da pessoa não valorizar efetivamente e também pela maior probabilidade de confusão diagnóstica por parte do médico.

No caso do infarto do coração, devemos ter atenção redobrada, pois existem sintomas atípicos que podem se mesclar com os sintomas típicos, ou mesmo os sintomas atípicos podem ser predominantes, retardando o diagnóstico preciso e agravando o risco de morte. Neste período de inverno, devido ao aumento de casos de infarto do coração, os sintomas atípicos poderão estar mais evidentes na rotina das pessoas.

Para entender por que alguns sintomas são considerados atípicos, é fundamental conceituar quais seriam os sintomas mais esperados em um paciente que esteja infartando. Primariamente, o infarto do coração consiste em um quadro agudo, de início súbito e desenvolvimento rápido —minutos ou horas— culminando com desfechos distintos de acordo com a correta ou equivocada interpretação dos sintomas.

Uma pessoa infartando tende a se queixar de uma forte dor, em aperto ou "queimação" no lado esquerdo do peito, irradiando para o rosto ou para o braço esquerdo, com duração prolongada (acima de 30 minutos), podendo estar acompanhada de náuseas. Este seria o cenário típico de um infarto agudo do coração. Podemos destacar, pelo menos, cinco sintomas atípicos, mas potencialmente sugestivos de um infarto do coração. São sintomas não menos relevantes que os mais comuns, mas sensivelmente mais difíceis de uma correlação diagnóstica rápida. Estes 5 sintomas atípicos podem estar presentes isoladamente ou combinados entre si. Elucidando melhor:

Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar