Confira dicas de como congelar alimentos da maneira correta

Saber congelar alimentos é muito importante para sua vida.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saber congelar alimentos é muito importante para sua vida. Se fizer isso da maneira correta, os alimentos congelados não perdem muitos nutrientes comparados aos frescos e duram muito mais do que se deixados na geladeira. Em temperatura aproximada de -18º, a atividade dos microrganismos é reduzida.

Frutas para preparos

Frutas vermelhas, como cerejas, morangos e framboesas se adaptam bem ao processo de congelamento e podem ser consumidas in natura ao sair do freezer. Mas as com muita água, como melancia e melão ficam molengas ao serem descongeladas. Outras escurecem, como a pera e a banana. Nesses casos, a indicação de uso é para o preparo de sucos, geleias e caldas.

Branqueamento de hortaliças

Para congelar vegetais, eles devem passar pela técnica de branqueamento, que é escaldar em água fervente e, em seguida, resfriar numa bacia com água e gelo. Em média, são 35 segundos para legumes mais consistentes, como a cenoura, e 15 para os mais macios e delicados, como a vagem, abobrinha, espinafre, couve ou repolho. Antes de ir para o freezer, é preciso retirar ao máximo a água, para não formar cristais que comprometerão a qualidade dos vegetais.

A embalagem

A selagem a vácuo é ideal, porque o alimento não entra em contato com o ar frio e seco do congelador. Mas também funciona usar sacos com fechamento hermético, livres de Bisfenol A (BPA). Basta retirar o máximo de ar antes de fechar a embalagem – dá para fazer isso ao sugar um canudo limpo posicionado no canto do saquinho. Vasilhames de vidros também são boas opções. O tamanho deve ser adequado à quantidade de alimento, para evitar o excesso de ar no interior e também a possibilidade de acúmulo de líquidos, que geram cristais de gelo maiores.

Comidas já prontas

Pratos já preparados – como feijão e sopas - devem ser pouco temperados antes de ir ao freezer, porque o congelamento acentua os temperos. Vale também reduzir o cozimento, para que ao serem aquecidos eles estejam no ponto certo. Não vale a pena congelar alimentos já fritos: a umidade acaba com a crocância da comida. Macarrão cozido também amolece ao descongelar.

Descongelamento só na geladeira

Na geladeira, o ataque das bactérias é mais lento, fora que o processo suave de descongelamento ajuda a manter cor, sabor e textura dos alimentos. Deixar o alimento sobre a pia para degelar mais rápido é sempre um risco, por conta da proliferação de bactérias em temperatura ambiente.

Não é para descongelar e recongelar

Tirou do freezer e não preparou, o que você faz? Voltar a congelar não deveria ser uma opção, porque aumenta quantidade de bactérias no alimento, que podem causar intoxicação. Descongelada, a comida volta a ser alvo das bactérias, portanto, será recongelada com mais microrganismos. Para piorar, ao descongelar novamente, ela aumentará ainda mais a proliferação das bactérias.

Porções individuais

O ideal é que os alimentos sejam congelados em porções pequenas, adequadas ao número de pessoas da casa, para que sejam consumidos em uma refeição. Recongelar as sobras, como já explicado acima, não é indicado.

Pegue leve com o freezer

Utilize, no máximo, ¾ da capacidade máxima do congelador. Quando o freezer está muito cheio, não são todos os alimentos que ficam próximos às paredes do congelador. Amontoados, eles recebem menos ar frio, demoram mais para congelar e, por isso, tem a validade comprometida.

Devem passar longe do freezer

Alguns alimentos não ficam bons após o descongelamento: maionese, verduras cruas, gelatinas, claras em neve, pudins cremosos a base de amido de milho e batata. A raiz só funciona no freezer se estiver em um preparo, com outros ingredientes. Por exemplo, um escondidinho com purê de batata pode ser congelado.

Não dura a vida toda

Os congelados também têm datas de validade, que devem ser respeitadas - para ajudar a organização, identifique os recipientes com nome, data de congelamento e validade. Alguns exemplos: 

- Carnes bovina crua: até 12 meses. - Salsicha, linguiça e bacon: 2 meses. - Hambúrgueres e frango: 9 meses. - Peixes magros: 6 meses. - Pratos prontos: de 15 a 30 dias. - Frutas e hortaliças: de 1 a 3 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES