Confira porque você sente ‘choque’ ao bater o cotovelo em algo

É melhor ficar sabendo que “aquilo” não é dor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bater o cotovelo pode não ser uma das experiências mais agradáveis da vida, mas se você lembra da sensação terrível que este momento proporciona, é melhor ficar sabendo que “aquilo” não é dor. Conforme a ciência, aquela espécie de choque que a gente sente em todo o braço se trata de um engano dos sentimentos.

A sensação que sentimos ao bater o cotovelo, na verdade, se trata de parestesia, uma sensação desconfortável que não é causada por estímulos externos, como picadas, queimaduras ou dores. Pelo menos é isso que especialistas dizem. No caso dos cotovelos, quando o batemos, a sensação é causada por um único feixe nervoso, chamado nervo ulnar.

Para quem não sabe, esse feixe fica na parte mais exposta de seus cotovelos e, é por isso que é tão fácil tocá-lo tão diretamente, especialmente quando você encontra, sem querer, a ponta de uma mesa ou a beiradinha de portais.

Como a função dos nervos é transmitir ao cérebro mensagens sobre as sensações percebidas por nossos receptores de temperatura, tato, choque ou dor, por meio de impulsos nervosos, é exatamente isso que o ulnar faz. Daí que aparece o choque ao bater o cotovelo.

O problema é que este nervo começa na espinha dorsal e se ramifica pelo ombro, pelos braços e vai até os dedos anular e mínimo. Esta é a razão pela qual a queimação e o choque se prolongam tanto pelo membro e pela qual a dor parece durar uma eternidade.

Mas, lembre-se, a sensação de dor é falsa. Conforme especialistas, ela só é mais aguda ou chocante que as demais parestesia, como o formigamento, o frio ou o calor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES