Conheça 10 mitos sobre a gravidez que precisam ser quebrados

Quando o assunto é gravidez , todos parecem saber um pouco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o assunto é  gravidez , todos parecem saber um pouco sobre o tema. Quem nunca ouviu que sexo durante a gestação pode machucar o bebê? Ou então, que o formato da barriga da mãe pode mudar se a criança for menina ou menino. Diante de tantas informações, é comum que os pais fiquem confusos e tenham dúvidas sobre o que é verdade e o que são mitos que as pessoas falam sem nenhuma base. 

Para sanar as dúvidas dos pais, a revista ameriana "Women's Health" consultou a médica obstétra e ginecologista Shari Brasner e desmentiu os 10 mitos mais comuns sobre gravidez. Confira:

3) Não é possível ter um parto natural depois de uma cesariana

O parto natural é, sim, uma opção para muitas mulheres. Embora alguns sinais indiquem que essa prática após uma cesariana é um pouco mais arriscada do que fazer uma nova cesárea. 

4) O sexo do bebê interfere no formato da barriga 

Não, o sexo do bebê não tem absolutamente nada a ver com a maneira como a mulher aparenta. Por isso, não é possível dizer o sexo do bebê só de olhar para a mãe.

 5) Se você tem uma DST, o bebê também terá 

Na verdade, isso depente de qual DST você tem. Algumas doenças podem infectar o sangue e passar para o bebê através da placenta, enquanto outras só apresentam uma ameaça por contato direto. No segundo caso, pode ser transmitida durante um parto vaginal, por isso nessas situações o médico recomenda uma cesariana para previnir. 

 6) Não é permitido correr durante a gestação

Na verdade, muito do que a mulher pode fazer durante a gravidez depende do que ela era capaz antes. Então, é possível continuar fazendo o que você sempre fez, mas com certo cuidado e sempre com orientação médica. 

7) Perde-se o peso do bebê durante o parto 

É muito comum a ideia de que a mulher perde todo o peso que ganhou durante o parto. A ideia está associada à retirada do bebê e eliminação da água.  No entanto, pode-se demorar um ano ou mais para eliminar os quilos extras. 

8) Você está comendo por dois 

O crescimento do bebê não gasta tanta calorias como costuma-se pensar. Não é preciso comer por dois! O ideal é manter uma dieta equilibrada e saudável. 

9) Toda mulher pode amamentar se ela quiser 

Não, algumas cirurgias de mama podem dificultar a amamentação e certos tipos de medicamentos podem tornar o ato de amamentar mais difícil. 

10) Alguns alimentos podem facilitar o parto 

Mais um dos mitos sobre o tema. Manter uma dieta saudável e equilibrada é essencial, mas não existe nenhuma evidência confiável sobre a existência de alimentos que podem ajudar o trabalho de parto.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES